quarta-feira, maio 25, 2011

Tico fala sobre RIR e polêmicas


Tico Santa Cruz fala sobre o show que os Detonautas farão no Rock in Rio e das polêmicas que envolvem a banda - Esther Medina

RIO - A confirmação de que a banda Detonautas vai se apresentar no Rock in Rio 2011, no dia 2 de outubro, dividindo o palco principal com Guns N' Roses e System of a down não só surpreendeu os fãs como também desencadeou muitas críticas dos detratores do grupo, que ultimamente, tem se destacado mais pelas polêmicas envolvendo o vocalista Tico Santa Cruz (que já até participou do reality show "A fazenda") do que por sucessos musicais.

Além de ser uma oportunidade para o grupo retomar a intimidade com o grande público, o convite para participar do festival soou como a realização de um sonho. E para Tico Santa Cruz, a chance de tocar no Rock in Rio vai muito além disso, é a realização de uma promessa infantil:

- Isso é um sonho meu e de todos os Detonautas. Na época do Rock in Rio 2 (em 1991) enchi o saco da minha mãe para que ela me levar ao show dos Guns N' Roses, no Maracanã. Depois dessa apresentação, ainda bem molequinho, prometi a mim mesmo que um dia tocaria no palco do Rock in Rio. Então, saber que o nosso show será justamente no mesmo dia dos Guns N' Roses torna tudo ainda mais especial - conta o vocalista de 33 anos, já adiantando que o conjunto reserva surpresas para a plateia do festival:

- O repertório vai ser diferente de tudo que já apresentamos em outros shows. Claro que vamos tocar alguns sucessos da banda, porque as pessoas sempre pedem. Mas vamos aproveitar essa oportunidade para mostrar ao público um lado desconhecido dos Detonautas.

Os músicos já estão trabalhando em um novo projeto, ainda sem nome, no qual pretendem lançar suas músicas gratuitamente na internet:

- Não queremos vender música, só por vender. Pretendemos lançar músicas na rede por etapas. Ainda é uma coisa experimental, já que estamos sem gravadora e vamos lançar o projeto de forma independente. A ideia é usufruir a liberdade de trabalhar com a internet - explica o roqueiro.

Quando questionado sobre o período em que a banda ficou afastada dos holofotes, e também sobre sua intensa dedicação a projetos paralelos - Tico fez uma turnê especial à frente dos Raimundos e também atua em um projeto de difusão cultural "Voluntários da Pátria", no qual se apresenta em escolas, universidades e penitenciárias - o vocalista foi categórico ao afirmar que os Detonautas nunca ficaram em segundo plano em sua vida e que eles jamais pararam de produzir:

- Não sei porque as pessoas acham que a banda ficou em stand-by. Sempre consegui conciliar a rotina do grupo com outros projetos paralelos, e os Detonautas sempre foram prioridade para mim. Posso garantir que a banda não parou em momento nenhum.

Ainda sofrendo os efeitos da repercussão negativa desde que o grupo divulgou na internet, no início de maio, uma versão em português de "Back in Black" - clássico da banda australiana AC/DC - Tico se defende da enxurrada de críticas que recebeu alegando que a regravação era só uma brincadeira:

- Até agora não entendi o motivo de todo esse alvoroço. A ideia de fazer essa versão surgiu de uma brincadeira que fizemos no ônibus da banda. Tentei criar uma letra que encaixasse na mesma métrica do vocal original. O resultado ficou engraçado e resolvemos colocar na internet. Não tínhamos pretensão nenhuma, além da diversão - justificou o músico, que também não teve papas na língua ao dar sua opinião sobre o escândalo de fraudes na distribuição de direitos autorais que tem assolado o Ecad:

- Esse é o retrato de mais uma instituição que, em vez de prestar um serviço digno e correto, prefere trabalhar em benefício próprio. Se o Ecad tivesse me repassado toda a arrecadação de direitos autorais a que tenho direito, hoje estaria milionário.

Fonte/Crédito: O Globo