sexta-feira, junho 03, 2011

RIR: DRC fará homenagem a Raul Seixas

Detonautas vai fazer homenagem a Raul Seixas no Rock in Rio

A menos de quatro meses para os shows do Rock in Rio, os artistas começam a planejar as suas apresentações. Os Detonautas, por exemplo, já têm tudo mais ou menos esquematizado. Segundo o vocalista Tico Santa Cruz contou ao SRZD, a banda pretende fazer uma homenagem a Raul Seixas e cantar uma música dele no show. Mas ele não revela qual será. Em shows anteriores, os Detonautas já cantaram "Metamorfose ambulante" e "Sociedade alternativa", o que podem ser boas pistas. 

Segundo Tico Santa Cruz, o objetivo será abrir a última noite do festival com o espírito que o dia representa. "São bandas que estão fora da mídia, sobrevivendo de suas músicas e de seus fãs, mas principalmente do legado que suas carreiras proporcionaram ao estilo", diz ele, que vai tocar na mesma noite que Pitty, Evanescence, System of a Down e Guns N' Roses. "Vamos preparar um repertório especial e oferecer toda nossa energia", diz o vocalista que promete grandes sucessos, alguns lados-B e até uma participação especial no show.


Fonte: SRZD

Back in Black - Detonautas Roque Clube - pt6

Então... preparados? Mais uma críticas daquelas...

Esquema novo: Puro oportunismo
Rodrigo James - Estado de Minas

Há algumas semanas, Tico Santa Cruz, do Detonautas, causou espécie de buzz na internet, ao disponibilizar em site de músicas para downloads versão de clássico do rock mundial, Back in black, do AC/DC. A música está no link http://bit.ly/knlasw. Utilizaram a base original e construíram letra em português, com sua visão bem particular do mundo rock. Disparam farpas para as rádios brasileiras, que não tocam sua música; para os novos roqueiros coloridos, em clara alusão ao Restart e similares; para a MTV; e para todo mundo que um dia criou barreiras para o sucesso do grupo.

Há muito uma música não me deixava tão revoltado. Foi como se tivesse sido agredido fisicamente, tamanho o mal-estar. Busquei explicação com o autor. Em vão. Antes de procurá-lo, vasculhei a internet e me deparei com a seguinte fala: “Adoro ler essas críticas desses roqueiros de gavetas que não fazem p. nenhuma pelo rock no Brasil. Estamos tentando mudar a cena e vocês nem ajudam, só criticam! Então vão escutar emo nas rádios”. Resolvi interpelá-lo pelo twitter e só recebi respostas evasivas. Além de dizer que qualquer um hoje em dia é jornalista (inclusive ele), me pediu ironicamente para fazer um release para sua banda e se despediu, dizendo que meu tempo havia acabado. Agradeci pela não discussão.

Não é possível que um cara que faça música (rock?) nos anos 2010 tenha um discurso tão anos 1960. “Mudar o mundo”? “Críticas de roqueiros de gavetas”? E que tipo de serviço você tem prestado ao rock no Brasil, Tico? O que chama a atenção no discurso dele é sua visão do que é rock e o cheiro de oportunismo. Ao pegarem a base de Back in black e colocarem letra com todos os clichês do rock de butique, Tico e cia vão contra seu próprio discurso. Não percebem que são parte desse universo descrito na letra.

Fonte/Créditos: Uai