quarta-feira, fevereiro 25, 2015

Tico faz campanha pela liberdade de Cert

Tico Santa Cruz faz campanha pela liberdade de músico da ConeCrewDiretoria preso por plantar maconha
Roqueiro pede que rapper seja julgado como usuário, não como traficante
Fonte: Do R7

A prisão do músico André da Cruz Teixeira Leite, conhecido como o Cert da ConeCrewDiretoria, mexeu com a classe artística.

Com o apoio dos deputados Marcelo Freixo e Jean Willys, Tico Santa Cruz lidera uma campanha pela liberdade do rapper, que foi autuado como traficante de drogas por cultivar quatro pés de maconha em casa.

Segundo a polícia, a denúncia contra Cert foi feita pela sogra dele após uma discussão familiar. Cert foi levado para a 96ª delegacia, em Miguel Pereira, e posteriormente transferido para a 88ª DP, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. O vocalista está enquadrado no artigo 33, que trata do "cultivo para outros fins que não o consumo pessoal".

Pelo Facebook e Twitter, Tico Santa Cruz espalha a #LiberdadeCert e #QueremosCertLivre, que entrou para os Trending Topics nesta terça-feira (24). 

— Estão cometendo uma injustiça com esse artista e nós da classe artística não podemos ser indiferentes a esse caso. Vamos organizar urgente um abaixo-assinado para mostrar que não vamos aceitar que um artista que plantava maconha em sua casa para consumo próprio seja autuado como traficante. Cert é usuário e se assume como tal e optou por plantar JUSTAMENTE PARA NÃO FINANCIAR O TRÁFICO DE DROGAS. CERT NÃO É TRAFICANTE. Sejamos justos, mesmo que não concordemos com a questão da Regulamentação e Legalização da Maconha. 

Em seu discurso no Facebook, o roqueiro destaca ainda que, em nenhum momento, citou que o músico está certo por plantar maconha. Apenas reforça a injustiça com Cert, que foi preso como traficante e é assumidamente usuário de maconha.

— Em momento algum foi exposto de minha parte que CERT está correto. Foi bem claro o texto onde questiono a LEI e onde exponho o fato de que CERT é declaradamente um usuário e não um traficante como o delegado responsável colocou no processo. Existem punição para ambos, porém o crime de tráfico tem consequências muito graves, e Cert não é traficante. E isso é que todos nós estamos pleiteando. Que ele responda pelo que de fato é: usuário. Este é o CERNE da questão: não deixar que essa injustiça seja levada adiante. 

Segundo Santa Cruz, Marcelo D2 e Mr Catra já abraçaram a campanha e se colocaram à disposição para mobilizar mais pessoas nesta causa. 

Em entrevista recente ao R7, o empresário da ConeCrewDiretoria, Alexandre Duncan, disse que vai trabalhar para tirar Cert da cadeia.

— Enquadraram Cert como traficante, o que ele não é. É apenas um usuário comum. Desde 2006, há um artigo que não pune com prisão quem é flagrado com quantidades pequenas e para consumo próprio.

Caso seja tratado como usuário, Cert pode receber uma pena mais leve, como prestação de serviços à comunidade ou comparecimento a programa ou curso educativo sobre o efeito das drogas. Já se for punido como traficante, o músico poderá enfrentar de cinco a 15 anos de prisão, além do pagamento de multa entre R$ 500 e R$ 1.500 por dia.