quarta-feira, outubro 30, 2013

Vocalista do Detonautas apóia Greenpeace

Vocalista do Detonautas apóia Greenpeace
Postado por Luana Lila - 28 - out - 2013 às 15:22


No último domingo, 27, o vocalista da banda Detonautas Roque Clube, Tico Santa Cruz, participou da 1ª Feira do Livro de Manaus e conversou com os voluntários do Greenpeace sobre o Desmatamento Zero.

Atencioso, o músico vestiu a camiseta e assinou a petição da proposta de lei de iniciativa popular pelo Desmatamento Zero. Também apoiou a libertação dos ativistas do Greenpeace presos na Rússia. Em post publicado mais tarde em sua página no Facebook, ele demonstrou solidariedade à brasileira Ana Paula Maciel e aos outros ativistas: "O que está em jogo não é apenas o direito ao protesto pacífico. Mas principalmente, o direito de poder lutar por um mundo melhor", escreveu ele.

Tico estava na feira para um bate-papo sobre os livros “Clube da Insônia” e “Tesão”, de sua autoria. O evento ocorre em Manaus desde o dia 25 e vai até o dia 3 de novembro. Os voluntários do Greenpeace estão presentes no local coletando assinaturas, realizando oficinas e informando o público sobre a situação dos 30 presos em Murmansk. 


'Sou um escritor à margem', diz Tico em Feira de Livros do AM

'Sou um escritor à margem', diz Tico Santa Cruz em Feira de Livros do AM
Vocalista da banda Detonautas falou sobre como escreveu dois livros. 1ª Feira do Livro de Manaus segue até dia 3 de novembro.


Em Manaus, o vocalista do Detonautas Roque Clube, Tico Santa Cruz, falou sobre as experiências como autor dos livros 'Clube da Insônia' e 'Tesão'. Participando neste domingo (27) da 1ª Feira do Livro de Manaus, o músico e compositor destacou a importância de dialogar temas ainda considerados tabus pela juventude brasileira e disse se considerar um escritor "à margem".

A inspiração para escrever 'Clube da Insônia' surgiu após o cantor começar a escrever visões de mundo que tem sobre diferentes assuntos ligados ao cotidiano. Os escritos foram primeiramente postados em um blog que deu origem à obra. Tico afirma que a internet foi uma forma de canalizar os pensamentos, escritos durante a madrugada em meio à divulgação da banda Detonautas, em 2004.

"O blog foi criando força sem que eu percebesse. Quando chegou a um milhão de acessos por mês, percebi que havia um interesse no conteúdo só com a divulgação boca a boca. Não fizemos um trabalho de marketing e a editora percebeu o interesse e resolveu compilar os textos em um livro", declarou Tico Santa Cruz.

Já para escrever 'Tesão', livro com contos e poesias eróticas, Tico disse acreditar na importância de dialogar sobre sexo com os jovens, estimulando-os a terem as próprias opiniões. A publicação, conforme o cantor, foi planejada para ter uma linguagem diferenciada para abordar as experiências.

Para Tico, o prazer sexual foi considerado por muito tempo como pecado e é necessário desfazer esse pensamento. "Os jovens não devem reproduzir a opinião dos outros e ninguém tem o direito de dizer como eles devem se comportar. A monocultura é um perigo e enfrento isso como uma missão", relatou.

O cantor destacou a importância de incentivar a leitura para as novas gerações. "A literatura e a poesia são muito saudáveis e me ajudaram a me encontrar. É importante incentivar visões diferentes e quero mostrar isso para os jovens", disse. Tico Santa Cruz disse também não se considerar um "escritor tradicional". "O que estou fazendo é um tijolinho, sou um escritor à margem", finalizou.


1ª Feira do Livro de Manaus

Pelo menos cinco mil pessoas já passaram pela 1ª Feira do Livro de Manaus nos dois primeiros dias do evento. A expectativa é que a iniciativa ocorra anualmente. O evento começou na tarde do dia 25 de outubro e segue até o próximo domingo (3), no Manaus Plaza Centro de Convenções, na Zona Centro-Sul da capital.

A feira conta com 19 estandes que destacam a participação de instituições públicas e privadas. Além da exposição de livros e serviços, o evento contém palestras, debates e apresentações culturais. A entrada na feira custa R$ 10 inteira (inteira) e R$ 5 (meia). Quem levar um livro terá direito a pagar a meia entrada.

Fonte: G1 - Amazonas

Vídeo: Tico fala sobre "Tesão" em Manaus/AM

Matéria curtinha, mas bem bacana.