sexta-feira, janeiro 10, 2014

Demolição do Chorão Skate Park é suspensa por uma semana

De A Tribuna On-line

A demolição do Chorão Skate Park, localizado no Canal 3, em Santos, será interrompida por uma semana, até que se resolva a dívida atual relativa ao aluguel do imóvel.

A informação foi divulgada na noite desta sexta-feira pela Prefeitura. Segundo a assessoria de imprensa, um encontro entre o prefeito Paulo Alexandre Barbosa e um parente do proprietário do imóvel resultou no acordo.

Ainda conforme a Administração Municipal, nesse período de uma semana, o cantor Tico Santa Cruz, vocalista do Detonautas e amigo de Chorão, comprometeu-se a buscar fundos para quitar a dívida do espaço. Caso isso aconteça, o prefeito informou que vai disponibilizar monitores para a realização de atividades esportivas no espaço.


Reação

A demolição do Chorão Skate Park começou nesta semana e gerou a reação de fãs do ex-vocalista Alexandre Magno, o Chorão, morto no dia 6 de março de 2013. Cerca de 20 pessoas, fãs de skate e da banda, protestaram no início da tarde. Após nove anos em funcionamento, o local (que era alugado), foi fechado em setembro, seis meses depois da morte do músico.

Assim que as atividades foram encerradas, o imóvel da Rua Almeida de Moraes, 54, Vila Mathias, foi devolvido à proprietária (cujo nome não foi divulgado), que havia optado por demolir a pista.

Ciente do início das intervenções, um grupo de fãs da banda e usuários da pista se mobilizou pelas redes sociais e criou o movimento Skate por Toda a Vida. A intenção é preservar o local e a imagem do cantor santista.

Para atingir o objetivo, eles pediram ajuda ao Poder Público. ''Queremos que a Prefeitura alugue ou compre o espaço e que seja construído um museu do skate nacional ou ainda uma atração para crianças carentes andarem de skate'', diz o produtor de eventos Victor Hugo Arantes.

Fonte: A Tribuna

Para impedir demolição da pista de skate de Chorão, Tico Santa Cruz pede ajuda
Local foi criado pelo ex-vocalista do Charlie Brown Jr. há nove anos e começou a ser demolido nesta sexta (10)

O cantor Tico Santa Cruz, do grupo Detonautas Roque Club, está trabalhando para impedir que a Chorão Skate Park, pista de skate idealizada por Chorão, ex-vocalista do Charlie Brown Jr., seja destruída após seu fechamento por problemas financeiros. Nesta segunda-feira (10), o local começou a ser demolido.

"Recorri ao contato de políticos para chegar ao prefeito (de Santos, Paulo Alexandre Barbosa). Meu objetivo era ajudar a canalizar essa energia e vontade dos fãs até pessoas que podem isso colocar em prática", disse o cantor ao iG.

Com contato direto com o prefeito, explica Tico, foi possível convencer o neto da proprietária que aluga o espaço a suspender a demolição por uma semana, a contar a partir desta sexta (10). Neste período, espera-se conseguir empresas apoiadoras que comprem cotas para pagar os R$ 21 mil mensais de aluguel.

Caso consigam os apoiadores, toda a manutenção e administração ficarão a cargo da prefeitura de Santos, que deve realizar projetos sociais no espaço, conta o vocalista.

"Conseguimos tirar a situação de perdida da pista para agora tentar uma parceria." O cantor disponibiliza sua página no Facebook e o e-mail: ticosantacruz@rocketmail.com.br para o contato de apoiadores.

Depois da morte do ex-vocalista da banda Charlie Brown Jr., fãs começaram a promover um abaixo-assinado para preservar o local. A pista tinha seu aluguel mantido pelo cantor, morto em março do ano passado. O local acabou sendo fechado em 28 de setembro de 2013 por falta de recursos financeiros e dívidas.

Fonte: Último Segundo - iG

Demolição de pista do Chorão é suspensa por ordem do prefeito de Santos
Paulo Anshowinhas

Do UOL, em São Paulo 10/01/201420h25



O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, anunciou em nota na tarde desta sexta feira que suspendeu temporariamente a demolição da pista de skate Chorão Skate Park pelo prazo de uma semana, a contar da data de hoje.

A decisão foi tomada depois de encontro na sede da prefeitura santista com um representante da proprietária do imóvel. Ela aceitou aguardar por mais sete dias a quitação da atual dívida que pesa sobre a pista e cujo valor oficial não foi revelado. Caberá ao músico Tico Santa Cruz, vocalista da banda Detonautas e porta-voz do movimento de manutenção da pista, levantar a verba em questão.

Caso a dívida seja de fato quitada nesse prazo, a prefeitura de Santos se prontificou a disponibilizar monitores para realizar e apoiar atividades esportivas no espaço.

No último dia 6 de janeiro, exatos 10 meses da morte do ídolo do rock e do skate Alexandre Magno, o Chorão, da banda Charlie Brown Jr., foi dada a ordem de demolição da pista. Nesta sexta, retroescavadeiras entraram no local e não pretendiam parar o serviço até que o espaço fosse completamente destruído. Indignado, um grupo de manifestantes se reuniu em frente à pista, convocou a imprensa e fez um protesto contra a ação.

"Nós convocamos esse protesto pacífico para sensibilizar o prefeito Paulo Alexandre Barbosa que este local deve ser preservado como um templo, um museu de interesse público por se tratar da melhor pista de skate coberta do país até hoje", afirmou o skatista Victor Hugo, o Indio, de 34 anos.

"É muita ingratidão da cidade com o Chorão, que sempre foi um embaixador de Santos, se o poder público da cidade não evitar que isso aconteça", resumiu Índio, que se acalmou ao contar que Tico Santa Cruz também estava em conversas diárias com o prefeito em busca de uma solução para o caso.

Em sua página pessoal no Facebook, Tico postou: "gente, a prefeitura não se dispôs a arcar com custos desse local que é privado, e segundo email do Secretário de Esportes do Município Alcidio Michael Ferreira de Mello, outras pistas foram feitas na cidade e inclusive batizadas com o nome do Chorão. Desapropriar o imóvel e ter de pagar uma indenização ao dono do imóvel me parece racionalmente impossível, pois isso teria um custo muito alto e teria de ser levado à Justiça", escreveu.

Ao mesmo tempo, um grupo criou um abaixo-assinado virtual quem em menos de quatro dias já conseguiu levantar mais de 15 mil apoiadores para pedir uma solução viável ao prefeito.

Confira a nota da prefeitura: "O Prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, conversou com um parente do proprietário do imóvel onde está localizado o Chorão Skate Parque, e conseguiu postergar a demolição do imóvel por uma semana. Neste período, o cantor Tico Santa Cruz busca arrecadar fundos para quitar a divida atual do imóvel. Caso a divida seja quitada, o prefeito informou que vai disponibilizar monitores para a realização de atividades esportivas no espaço."

Fonte: Esporte - Uol

Manifestantes protestam contra extinção da pista de skate de Chorão
Paulo Anshowinhas

Do UOL, em São Paulo 10/01/201417h49

Depois de 10 meses da morte do ídolo do skate e do rock Alexandre Magno, o Chorão da banda Charlie Brown Jr., manifestantes se reuniram hoje em frente a extinta pista de skate Chorão Skatepark e convocaram a imprensa para protestar contra a demolição – já iniciada.

"Nós convocamos esse protesto pacífico para sensibilizar o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (de Santos), que este local deve ser preservado como um templo, um museu de interesse público por se tratar da melhor pista de skate coberta do país até hoje", alerta o skatista Victor Hugo, o Indio, de 34 anos.

"É muita grande ingratidão da cidade com o Chorão que sempre foi um embaixador de Santos se o poder público da cidade não evitar que isso aconteça", indigna-se Índio sobre o episódio, mas se acalma ao contar que o músico Tico Santa Cruz, da banda Detonautas também tem conversado diariamente com o prefeito da maior cidade do litoral paulista em busca de uma solução para o caso.

Em sua página pessoal no Facebook, Tico postou: "gente, a prefeitura não se dispôs a arcar com custos desse local que é privado, e segundo email do Secretario de Esportes do Município Alcidio Michael Ferreira de Mello, outras pistas foram feitas na cidade e inclusive batizadas com o nome do Chorão. Desapropriar o imóvel e ter de pagar uma indenização ao dono do imóvel me parece racionalmente impossível, pois isso teria um custo muito alto e teria de ser levado a justiça", descreve.

Ao mesmo tempo um grupo criou um abaixo assinado virtual quem em menos de quatro dias já conseguiu levantar mais de 15 mil apoiadores para pedir uma solução viável ao prefeito.

De acordo com Vitor Hugo, que conversou diretamente com o representante da dona do imóvel, chamado apenas de Leonardo, "quem puder arcar com R$ 21 mil mensais de locação pode manter a pista", mesmo com as afirmações dos operários que têm a determinação de não parar a demolição".

De acordo com a assessoria de comunicação do Prefeito Paulo Alexandre Barbosa, de fato as conversas entre o músico Tico Santa Cruz e o governante tem existido, e por ordem do próprio prefeito foi solicitado um estudo jurídico do caso".  Ainda de acordo com a assessoria o prefeito deve divulgar um parecer sobre o caso até o final da tarde desta sexta-feira.

Fonte: Esporte - Uol

Notícias do Chorão Skate Park

Tico entrou na briga de cabeça, como sempre. Mais uma vez o nosso guerreiro compra uma briga e nós damos todo o apoio necessário e ajudamos como podemos. O Tico tem mantido o perfil dele no FB atualizado sobre como estão as negociações. O Prefeito de Santos está se mostrando parceiro e disposto a ajudar se o local permanecer aberto. Segue abaixo para quem ainda não acompanhou todas as informações sobre as mobilizações.


Dia 1 - 08 de janeiro, pela manhã

Existe um movimento na internet que tenta impedir que o Chorão Skate Park em Santos, seja demolido. O Terreno é particular e os responsáveis pelo empreendimento do Chorão não estão conseguindo manter a área que é destinada a prática do esporte e que se tornou referência na cidade para quem é fã ou não do CBJR. O Fato é que o espaço pode ser adotado pela prefeitura ou por alguma grande empresa que tenha consciência de que o lugar pode ser destinado a trabalhos SOCIAIS também de inclusão para crianças e jovens pobres, e que dali podemos fazer um caminho para outras frentes como a música, o Grafite e outras artes além do próprio esporte. Qualquer empresa inteligente e com visão, sabe que o CBJR é uma banda que tem milhares de fãs no Brasil inteiro e que tomar conta desse local seria de grande aceitação e valor. Assim como a prefeitura de Santos, do prefeito Paulo Alexandre Barbosa ( PSDB ), poderia ADOTAR o local e trabalhar com a mentalidade de que Santos se tornou uma referência para a prática do Sk8 por conta do CBJR e do Chorão - principalmente. Estou tentando entrar em contato com a prefeitura, através dos contatos que tenho conseguido com fãs e com pessoas do núcleo político que conheço. Mas acho importante a mobilização dos fãs assinando esta MANIFESTAÇÃO contra a demolição do espaço. Tendo muita adesão, teremos mais argumentos para evitar a destruição do lugar. Não custa nada assinar e colaborar. Então, fãs do Detonautas Roque Clube , do CBJR e do Rock Nacional, do Sk8, do Chorão, assinem e participem. Não deixemos um espaço tão importante virar cinzas!!!


08 de janeiro, pela tarde 

Notícias do Front sobre o Chorão Sk8 Park. 
Ontem pedi uma ajuda para o Senador Cássio Cunha-PSDB/PB com que abri um diálogo recentemente aqui na página. O Senador entrou em contato com o Prefeito de Santos - Paulo Alexandre -PSDB que por sua vez entrou em contato comigo. Não estou passando por cima de nenhum familiar, nem ninguém ligado ao Chorão. Consegui falar com a Grazi - Mulher do Chorão - e continuo tentando falar com o Fábio - Irmão do Chorão. E vamos as notícias 

Acabei de falar com o Prefeito, ele foi muito solícito e me explicou a situação. Há uma dívida com a dona do terreno num valor alto, que posteriormente, TODOS NÓS QUE ESTAMOS ENVOLVIDOS NESSA LUTA, teremos de saldar se quisermos manter o Park Vivo. Ele se comprometeu comigo em entrar em contato pessoalmente com a dona do Terreno para tentar fazer com que ela desista de passar o negócio para a BMW. Isso já seria um GRANDE avanço. Após falar com ela, ele me passará um retorno e então teremos de promover a segunda etapa da questão, que será arrecadar os valores para pagar as dívidas com a proprietária do Terreno. Para isso, nós podemos fazer doações, e vou mobilizar bandas amigas, para que possamos fazer shows e assim conseguir a grana para pagar a dívida. O Terceiro passo, é conseguir empresas que possam bancar o aluguel do local, e com isso vamos tentar diante da prefeitura, algum benefício fiscal. Mas é importante lembrar que o Skate Park terá de ser destinado a FINS SOCIAIS, ou seja, ninguém poderá COBRAR NADA para os frequentadores. E a Prefeitura entrará com oficinas e aulas de Sk8 para os jovens da cidade. O Prefeito Paulo Alexandre-PSDB de Santos, esta em contato direto comigo e assim, através do diálogo nós vamos tentar fazer o possível para não deixar este park vir abaixo. Mas precisaremos da ajuda de Todos vocês que se mobilizaram. E se por ventura a proprietária não quiser abrir mão do contrato com a BMW, pelo menos nós tentamos. Seguimos a saga. MAIS ATITUDE E MENOS BLÁ BLÁ BLÁ

Dia 2 - 09 de janeiro

Notícias do Front - Chorão Skate Park 

Gente, como o Prefeito não me ligou hoje, amanha eu ligarei para saber se temos notícias! Pela foto que vi circulando já deu pra perceber que provavelmente já começaram as obras! E pelo que fiquei sabendo extra-oficialmente, a BMW já alugou estou espaço há 3 meses! O que seria bem complicado de reverter! 
Como disse, a prefeitura não se dispôs a arcar com custos desse local que é privado, e segundo email que li do Secretario de esportes, eles alegam não ter verba para investir nesta pista. Segundo o secretario, outras pistas foram feitas na cidade e inclusive batizadas com o nome do Chorão! Desapropriar o local e ter de pagar uma indenização a dona do imóvel e a BMW me parece racionalmente impossível, pois isso teria um custo muito alto e teria de ser levado a justiça! O panorama nesse momento é esse e imagino que com essa movimentação a BMW já deve estar acelerando a obra para não perder o que conseguiu. Esse desejo da BMW, segundo a Grazi (mulher do Chorão) já existe há muitos anos! Inclusive o próprio Chorão já teve de pessoalmente intervir para evitar que a BMW tomasse o contrato. A dona do terreno também não tinha mais o interesse de manter o local funcionando. Ou seja, não há culpados nessa história. tivemos uma perda enorme e as consequências estão sendo estas! Ninguém da família deve ser responsabilizado por esse quadro, pois pelo que entendemos já é uma briga antiga essa que envolve a BMW e o Skate Park. Todavia, ainda estou esperando um pronunciamento oficial do Prefeito antes de dar por encerrado o caso! Estou em cima dele e amanhã vou ligar para o gabinete para ter notícias! Vamos ver se algo acontece.

Dia 3 - 10 de janeiro, pela tarde

1ª postagem
A luta continua, enquanto houver 1% de chance, vamos acreditar! 

2ª postagem
Notícias do Front - Chorão sk8 Park 

Vamos lá! Apenas 5% do local foi removido! A BMW desistiu de alugar o espaço! Uma porrada de gente falando MERDA sem saber o que esta acontecendo! Ainda há esperanças sim! A prefeitura não PODE assumir um LOCAL PRIVADO SEM APROVAÇÃO DE 2/3 da CÂMARA DOS VEREADORES! Vcs conseguem entender que em política não é tão simples assim fazer este tipo de intervenção? O que pedi ao prefeito foi para que ele convença a dona do Terreno a NÃO DEMOLIR O ESPAÇO e nos de 2 meses para que a gente possa arrumar o dinheiro da DIVIDA QUE É DE 150 mil reais e conseguir PARCEIROS DA INICIATIVA PRIVADA PARA PAGAR O ALUGUEL E RECONSTRUIR O QUE FOI QUEBRADO! Não perdemos ainda! Então POR FAVOR PAREM DE XINGAR, de reclamar, de vir aqui tumultuar o POST! Tenham CALMA e até o fim do dia passo mais notícias!

3ª postagem:

Quem for de Santos e puder ir para a frente do Sk8 Park, esta rolando uma mobilização para impedir a demolição! Temos de manter de pé o local para que possamos convencer a dona do terreno a nos dar a chance! Tenho informações de que pouco foi destruído! Ainda tem como recuperar! Acompanhem a pagina e as novidades! Quando conseguirmos o acordo com a dona do terreno passaremos para a segunda fase que é arrecadar os fundos para saltar a divida, reconstruir o local e conseguir manter o Sk8 Park! Fiquem por perto! Precisamos estar organizados! Para uma causa que já estava perdida, estamos virando o Jogo!

4ª postagem:

Notícias EXTRAORDINÁRIAS sobre o Chorão Sk8 Park! 

Consegui falar com o neto da dona do IMÓVEL! 
Ele se colocou aberto a negociar o espaço! Mandei uma mensagem ao prefeito para pedir a ele que convença os proprietários a não continuar a demolição e nos dar 1 semana - UMA SEMANA - para conseguirmos empresas interessadas em assumir o local! Agora precisamos da IMPRENSA - programas de TV e espaços que possam chama atenção dessas empresas para que assumam o Aluguel! É apenas o aluguel e manutenção nesse momento! A divida de 150 mil não esta nesse mote - nós entraríamos com doações depois para quitar essa divida e deixar o nome do local limpo! PRECISAMOS DE EMPRESAS QUE ASSUMAM APENAS O ALUGUEL E A MANUTENÇÃO! Assessores de imprensa que lêem esta página e puderem buscar PROGRAMAS DE GRANDE AUDIÊNCIA para que consigamos chamar atenção dessas empresas, por favor nos ajudem! SÓ TEMOS 1 semana para conseguir isso! É a nossa ULTIMA CARTADA! Vamos conseguir? Agora é tudo ou nada! A corrente humana na frente do espaço pode impedir a demolição nesse período de 1 semana para que possamos tentar resolver! É AGORA OU NUNCA! Mãos a OBRA TODOS VOCÊS!

Comentário feito na mesma postagem:

Precisamos de empresas que possam manter o ALUGUEL! Não adianta fazer show de banda! É preciso uma empresa assinar o contrato! Por outro lado o Prefeito acabou de me ligar e disse que a prefeitura assume os custos da manutenção e administração do local! Só precisamos agora das empresas interessadas! Publiquem nas páginas das empresas! Peçam ajuda nelas!

No Twitter também está rolando a tag #ChoraoSkateParkOSonhoNaoAcabou quem tiver Twitter ajude a subir a tag.