sexta-feira, agosto 08, 2014

DRC apresenta novo disco duplo

Detonautas Roque Clube apresenta novo disco duplo 
Grupo carioca tem forte presença nas redes sociais - Por Mariana Fioravanti


O Detonautas Roque Clube volta a marcar presença no rock nacional e seus integrantes trazem uma novidade, o disco de inéditas A Saga Continua. O material foi lançado em maio e reúne canções que a banda compôs durante seis anos, desde o período em que fizeram a divulgação de seu quarto álbum de estúdio, O Retorno de Saturno. “As pessoas tem a sensação de que ficamos parados durante todo esse tempo porque não publicamos nenhum álbum com todas as músicas que tínhamos, mas não paramos de compor nesses anos e disponibilizamos o que tínhamos de novo pela internet, no nosso perfil do Soundcloud, para que os fãs pudessem ouvir na hora”, revela Tico Santa Cruz (vocal) em entrevista nos estúdios da PlayTV.

O novo trabalho dos roqueiros é um disco duplo composto por 18 faixas, divididas em duas partes bem distintas: o primeiro CD reúne as canções românticas e com uma levada mais pop rock, enquanto o segundo tem as músicas com temáticas mais densas, envolvendo questões sociais e políticas. Tico nos explica que eles optaram por lançar o álbum neste formato porque perceberam a existência de dois universos bem diferentes e acreditam que esta separação facilite na hora dos fãs ouvirem as músicas na sequência.

Além de ser apresentado em um novo formato, o trabalho conta com diversas participações especiais, como os cariocas do Cone Crew Diretoria na faixa Sua Alma Vai Vagar Por Aí; o gaitista Jefferson Gonçalves em Conversando no Espelho e o produtor e tecladista do Barão Vermelho, Maurício Barros, na canção Vamos Viver. “O Cléston [DJ e percussão] ajudou a compor Sua Alma Vai Vagar Por Aí e depois convidei o pessoal do Cone Crew pra gravar a parte do rap com a gente. O Maurício veio nos auxiliar em uma faixa que estávamos com dificuldade, já o Jefferson participou de uma música que tem uma pegada mais blues e remete ao Raul Seixas, uma das minhas grandes influências”, completa o vocalista. Por fim, Tico incorporou as bases do guitarrista Felipe Lour, um amigo feito pelo Twitter, nas faixas O Combate e O Alienista.

O líder da banda defende a importância do lançamento de um disco para a carreira do Detonautas, mas afirma que o público não precisa de um trabalho massificado para saber cantar as músicas nos shows: “Esta é uma diferença que percebemos quando publicamos o nosso material online. A gente representa uma transição de mercado, pois ainda somos de uma geração sustentada pelas gravadoras, mas nós também passamos pelo momento em que as bandas alcançaram sucesso só com a internet. E agora chegamos a um ponto em que somos responsáveis por todos os mecanismos de disseminação de conteúdo, mas, ainda assim, conseguimos criar um público fiel nesses quase 17 anos de carreira.” 

Com uma forte presença nas redes sociais, Tico acredita que elas sejam uma grande ferramenta para a divulgação da banda e contato com os fãs, embora esteja ciente da presença de usuários que somente fazem críticas. Renato Rocha (guitarra) continua a discussão e afirma que “o artista tem que se abrir para as opiniões do público e perceber que isso [redes sociais] é uma via de mão dupla, que tem tanto os que percebem a maturação da banda ao longo dos anos e aqueles que estão lá só pra falar mal. Mas não dá pra se abater com qualquer tipo de comentário.”

Mesmo assim, o grupo consegue estabelecer um forte contato com o seu público e o vocalista nos conta que a opinião dos seus seguidores foi decisiva para a gravação de Quem É Você, faixa presente na primeira parte de A Saga Continua: “Eu escrevi a letra dessa música em um ônibus, depois peguei um violão e fiz um vídeo bem caseiro. Quando postei no Facebook, consegui em torno de 10 mil likes e 5 mil compartilhamentos! E então percebi que esse material tinha uma força.” Além disso, Renato explica que eles fizeram o clipe de Seja Forte Pra Lutar com o diretor Tiago Ferreira (que já trabalha mais de perto com a imagem da banda) e Tico alegremente revela que eles alcançaram cerca de 30 mil visualizações em três dias que o vídeo estava no ar.


O vocalista continua o papo animado e fala um pouco sobre a produção do vídeo Acredite No Seu Coração. “A gente queria fazer algo mais profissional e diferente dos nossos webclipes, além de deixar o trabalho com um clima motivacional, bem característico do Detonautas. O Renato conhecia o Thiago [Calviño] desde criança, muito antes dele fazer sucesso ao dirigir o Show das Poderosas, e o convidamos pra gravar conosco. E o clipe tem uma bela fotografia!” Por fim, Tico disse que pretende lançar um clipe para cada uma das músicas do disco e é otimista em sua missão: "Nós estamos tranquilos quanto às nossas decisões, pois somos autossuficientes e conseguimos viver bem tanto no mainstream ou no underground. E se não der a grana, vamos fazendo até onde der."

Fonte: PlayTv