terça-feira, janeiro 21, 2014

Chorão Skate Park será demolido

Tico Santa Cruz anuncia que Chorão Skate Park, em Santos, será demolido
Um ponto da oferta apresentada impediu o acerto com os proprietários.
Campanha nas redes sociais tentou evitar a demolição da área.


A luta para manter aberto o Chorão Skate Park, em Santos, no litoral de São Paulo, não teve um final feliz. Mesmo após o empenho do cantor Tico Santa Cruz, líder da banda Detonautas Roque Clube, além de outros artistas e fãs do ex-vocalista do Charlie Brown Jr., Chorão, morto em 6 de março do ano passado, os proprietários do terreno, onde se encontra a pista, resolveram não aceitar a proposta que foi apresentada para mantê-la aberta.

Uma empresa havia se disposto a arcar com a dívida de R$ 150 mil da pista de skate. Além disso, uma carta de intenções, com o projeto social que seria desenvolvido, foi enviada para o Prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, que apresentou as ideias aos advogados dos donos do terreno.

Tico atendeu a reportagem do G1 na noite desta segunda-feira (20) e falou sobre o fim das negociações para que o Chorão Skate Park continuasse em funcionamento. “Nós conseguimos algumas empresas que estavam dispostas a entrar para ajudar a pagar o aluguel. Uma delas iria quitar a dívida existente. Os empresários iriam adiantar três meses de aluguel, mas faltou o fiador, para que fosse feito o trâmite normal, de um contrato imobiliário. Oferecemos pagar o seguro-fiança, para cobrir esse problema, mas foi justamente o argumento que os proprietários usaram para não aceitarem a nossa proposta”, relata.

Para o roqueiro, a decisão é compreensível, mas a história poderia ter tido um desfecho diferente. “Eu acredito que eles têm todo o direito de escolher quem querem no terreno. Não vamos contestar, pois é um direito deles. Sabemos que negócios são negócios, mas acho que as pessoas poderiam ter mais consciência do que aquilo representa, não só para Santos, como para o Brasil todo”, diz.

Pelas redes sociais, Tico Santa Cruz havia conseguido os apoios de Luciano Huck, Sônia Abrão e João Paulo Diniz, do Grupo Pão de Açúcar, entre outros famosos que eram apontados como fundamentais para que a tarefa de manter a pista aberta ainda fosse uma possibilidade. O músico também fez um agradecimento especial para Samantha Jesus, que foi empresária do 'Charlie Brown Jr.' e de 'A Banca' e ajudou na proposta.

Apesar do resultado não ter sido o esperado, Tico enalteceu o empenho que foi demonstrado em várias frentes, na tentativa de reverter o quadro que apontava para a demolição da pista de skate, que chegou a ser iniciada e, depois, postergada. “Claro que a gente queria que o espaço continuasse funcionando. É triste porque era algo que não dependia apenas de mim. Outros fatores nos impediram de cumprir essa missão. Mas acredito que tudo isso serviu para mostrar o quanto essa figura do Chorão ainda é importante para muita gente. Foi uma história de união e superação, que não acabou como nós queríamos, mas que vai deixar marcada a vida de todo mundo que participou dela. Aprendemos coisas boas, ensinamentos que vão ser úteis para todo mundo. O que precisávamos fazer foi feito. Ninguém foi derrotado. A nossa parte foi feita. Acredito que quem sai perdendo são os donos do terreno, que tiveram a grande oportunidade de manter um espaço tão bacana para a sociedade ajudando outras pessoas", conclui.

O caso
O Chorão Skate Park foi fechado depois que o irmão do cantor disse que não conseguiria pagar as despesas do local, após a morte do vocalista. A pista foi entregue para a dona do terreno, que resolveu demolir o local.

Amigos de Chorão, fãs de skate e da banda Charlie Brown Jr. fizeram uma manifestação em frente a antiga pista 'Chorão Skate Park'. Eles quiseram chamar a atenção da Prefeitura de Santos e de empresários para que a demolição da pista fosse paralisada.

Após o início do processo de demolição do Chorão Skate Park, localizado na rua Almeida de Moraes, em Santos, os trabalhos foram interrompidos no dia 10 de janeiro. Um acordo foi estabelecido com a família da proprietária do espaço, que aceitou conceder o prazo de uma semana para que uma solução para o pagamento da dívida acontecesse. O local era mantido pelo ex-vocalista da banda Charlie Brown Jr., Chorão, morto em 6 de março do ano passado.

Fonte: G1 - Santos

"Fizemos de tudo", lamenta Tico Santa Cruz com fim da Pista de Chorão

A novela da Chorão Skate Park teve uma reviravolta nesta segunda-feira (20). O dilema envolvendo o processo de demolição do local chegou ao fim, de acordo com o vocalista da banda Detonautas, Tico Santa Cruz. O músico divulgou, por meio das redes sociais, que os proprietários não aceitaram o seguro fiança, portanto a demolição será retomada.

Tico ressaltou que não há vilões nessa história e que o terreno é privado, por isso a decisão será respeitada. "Como pedido, e como foi dada a minha palavra, não vamos mais insistir. Eu apenas me dou o direito de ficar muito triste com essa escolha, depois de tudo que fizemos. Mas negócios são negócios. E num mundo onde o dinheiro vale mais que sonhos, não os culpo e nem vou julgá-los por tal escolha. Devem ter seus motivos e eles serão respeitados por todos nós", declara.

O músico também agradeceu a todos os fãs que apoiaram a mobilização, assim como os familiares de Chorão. Ele também demonstrou sua gratidão por todas as empresas e personalidades que abraçaram a causa. "Nós podemos dormir com a consciência tranquila de que conseguimos fazer a nossa parte. Reunimos o que foi possível em tão poucos dias. Nomes de peso, pessoas engajadas, empresas que se propuseram a resolver a questão. Porém não temos o poder sobre as decisões das outras partes. Não conseguimos o fiador, mas estávamos com o "Seguro Fiança" já engatilhado para nos dar condições de assumir a pista", diz.

Por fim, o cantor diz que mesmo não alcançado o resultado desejado todos podem se considerar vencedores, pois foram grandes guerreiros. Ele acredita também que o amigo e músico Chorão deve estar muito feliz onde quer que ele esteja, pois viu o quanto é importante para tantas pessoas no país. "Certamente ele viu o quanto tem verdadeiros aliados e fãs que o consideram e o tem como ídolo. O SkatePark pode não existir mais, mas a obra e as ações e essa lição que aprendemos nessa luta, servirão para muitos de nós para o resto da vida", ressalta.

Caso
No dia 10 de janeiro deste ano, os trabalhos para a demolição da pista de skate foram interrompidos. A proprietária do espaço tinha concedido o prazo de uma semana para que dívida do local fosse resolvida. Na época, a prefeitura de Santos por meio de nota, informou que o prefeito Paulo Alexandre Barbosa também havia conversado com um parente do proprietário do imóvel e que ele teria confirmado a paralisação do processo de demolição.

Protesto
Para tentar impedir que o local fosse destruído, fãs fizeram um protesto também no dia 10 de janeiro com cerca de 20 pessoas. A manifestação foi organizada em uma página na internet.

Fonte: Santa Portal