quinta-feira, agosto 02, 2012

Opinião: Faça você mesmo

Tico Santa Cruz: Faça você mesmo


Rio -  O Festival Emcontra Cultura nasce de uma necessidade de abrir espaços para bandas independentes na cena musical carioca. No primeiro momento como um Festival colaborativo que seria patrocinado por fãs e seguidores desses grupos nas Redes Sociais, mas a burocracia atrasaria nosso desejo de realizá-lo ainda este ano. Então decidimos assumir os riscos juntos e procuramos um lugar que tivesse condições e identificação com a iniciativa e escolhemos a Fundição Progresso.

A decisão pelas bandas foi por afinidade musical e por perceber nesses aliados a mesma intenção de transformar e criar outras frentes para que novas bandas possam surgir e agregar alianças. Entendemos que somando nossos públicos podemos realizar os shows e mostrar a outros músicos que esse caminho serve para que os jovens voltem a acreditar que são capazes de fazer acontecer seus objetivos sem depender de uma grande empresa patrocinando, de algum produtor que tenha interesses apenas nos lucros ou necessariamente de dinheiro de público. Nesse primeiro momento, ninguém colocou a questão financeira como prioridade.

Nos reunimos no estúdio do ForFun e estabelecemos pautas com diversas possibilidades. Foram feitos vários encontros ao longo desse tempo enquanto voluntários se mobilizavam pelo Twitter e pelo Facebook para pensar em estratégias de conseguir sair do campo das ideias para a prática. Incrível como muitos garotos e garotas se identificaram com essa postura totalmente colaborativa e foram dando forma ao evento. Detonautas, Oriente, ForFun e Ponto de Equilíbrio estarão juntos, compartilhando não só o palco, mas uma nova mentalidade, resgatando uma postura com um pensamento grande e atitude proporcional ao que almejamos.

O que queremos provar com isso? Que quando realmente agimos em coletivo conseguimos mudar o que não nos agrada. Isso serve para a música, para a política e para sociedade de modo geral. A contra cultura sempre será o viés por onde começarão as revoluções acreditamos que somos capazes junto com nossos públicos de dar início a esse movimento pelo Brasil. Dando certo no Rio de janeiro temos certeza de que este Festival abrirá frentes pelo resto do país e agregará bandas de outros estados. Logo teremos um grande coletivo musical e artístico circulando e dando opções de cultura como alternativa ao que esta sendo massivamente imposto para a população. Nos vemos no dia 3 de agosto!

Fonte: O Dia