quarta-feira, junho 22, 2011

DRC em Bal. Barra do Sul/SC - 24/06/2011

Festa da Tainha abre nesta quarta com shows e vai até domingo em Balneário Barra do Sul

Evento chega à 19ª edição com combinação de música e pratos feitos com o peixe

A Festa da Tainha, em Balneário Barra do Sul, no Litoral Norte, chega à 19ª edição repetindo uma fórmula que tem dado certo em outros anos: a combinação de shows e pratos feitos com o peixe. De quarta até domingo, a festa terá atrações para várias idades e gostos, como Dazaranha, Detonautas, Garotos de Ouro e a dupla Fernando & Sorocaba.

Confira a programação completa da Festa da Tainha

O público que gosta de música gospel vai ter programação especial nesta quarta-feira. A programação musical terá shows com artistas de outros Estados como Ministério Avivah e o cantor Fernandinho, a partir das 19h40. A cantora Suelen Senff e o rap gospel do Grupo Culto Racional abrem a noite.

Dazaranha e Detonautas têm a missão de atrair o público jovem para a festa na sexta. Os shows começam às 22h30. No sábado, o bailão e a música gauchesca ganham espaço com a banda Garotos de Ouro, à meia-noite. A dupla sertaneja Fernando & Sorocaba se apresenta no encerramento da festa, às 21 horas de domingo.

No palco alternativo, a festa terá bandas, DJs, cantores e apresentações de quadrilha e boi-de-mamão. A entrada para essas atrações é gratuita.

Na parte gastronômica, dez restaurantes servirão pratos à base de tainha. O mais concorrido deve ser a popular tainha assada. Os preços são de R$ 20 a R$ 45, dependendo do tamanho dos peixes. Cerca de 40 estandes vão vender guloseimas, artesanato e outros produtos. A Secretaria de Turismo de Barra do Sul espera atrair um público superior ao do ano passado, quando 106 mil pessoas passaram pela festa.

A Prefeitura não montou estacionamento para os visitantes. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Adilson da Cunha, os motoristas devem procurar ruas próximas ou locais particulares para deixar os carros.

Apoio dos pescadores locais

A pescadora Sandra Maria de Souza é uma das que fornecem a matéria-prima principal da festa: as tainhas. Há 12 anos na profissão, ela começou a trabalhar com a mãe na Boca da Barra.

— Apesar de a safra ainda estar fraca, vai ter peixe para todos que vierem à festa —, comenta.

As tainhas capturadas por Sandra e outros pescadores estarão nos estandes montados pelos restaurantes na rua Amâncio Cabral. Por causa de obras de recuperação, o palco principal está em um terreno ao lado do ginásio de esportes, entre as ruas Pedro Mendes e Paulista (laterais da Amâncio Cabral). O palco alternativo ficará nas areias da barra.

Placas orientarão o visitante a chegar na festa. A rua Amâncio Cabral ficará fechada para o trânsito entre a Pedro Mendes e a boca da barra. A rua Paulista também ficará interditada.

Fonte: A Notícia