sexta-feira, setembro 19, 2014

Tico fala sobre a importância

TICO SANTA CRUZ, LÍDER DO DETONAUTAS, FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO VOTO


Tico Santa Cruz, o líder dos Detonautas, fala sobre a importância do voto com exclusividade aos brasileiros que estão no Japão

Amigos e amigas que me leem aí no Japão, neste ano teremos eleições no Brasil para cargos importantes. Escolheremos nossos Deputados Federais, Senadores, Governadores e o Presidente da República. 

Dentro do sistema democrático do Brasil temos a obrigatoriedade ao voto, o que de fato não é algo democrático, tendo em vista que se torna uma obrigação e não uma escolha. Porém, diante dos fatos, não temos como fugir ao nosso dever e cabe a nós então fazer a melhor escolha para que nossa nação possa prosperar e se tornar um país mais justo. 

Todavia para isso é importante que todos nós saibamos como funciona a República no Brasil. Embora sejamos um país que se diz presidencialista, nosso sistema é basicamente parlamentarista. O que isso quer dizer? Quer dizer que são nossos Deputados e Senadores que tomam as decisões mais influentes para o Brasil.

Nosso país é regido por três poderes. O Executivo, cujo o papel é feito pelo Presidente. O Legislativo, que é composto pelos membros do Congresso Nacional - Deputados e Senadores. E o Judiciário, que é formado pelos Ministros do STF. Contudo é importante que saibamos que as principais ações partem do Legislativo. Além de votarem e criarem as leis, são eles quem definem os caminhos que todos nós seguiremos.

Você sabia, por exemplo, que é o Presidente quem indica um Ministro para o STF, mas são os Senadores quem votam pela entrada dele ou não no cargo?  Pois bem. O mesmo acontece quando alguma nova lei ou emenda constitucional é pautada no Congresso. O Presidente pode elaborar uma proposta, como uma reforma política ou tributária, mas essa proposta só pode entrar em vigor se o Congresso Nacional efetivá-la. Ou seja, o Senado também tem o poder de barrar ou aprovar uma decisão de um presidente, independente do poder que esse presidente tenha. Sua função fica exclusivamente em definir quem serão seus pares na função de administrar o Brasil, através das secretarias, dos Ministérios e das eventuais comissões, mas nunca de forma totalitária. 

Então é fundamental que você, que vai votar, tenha ciência de que não adianta escolher o Presidente e não se aprofundar na vida pública e nas propostas dos Senadores e Deputados. Pois o Presidente depende de um Congresso favorável a suas propostas para que consiga executá-las. É muito importante pesquisar a respeito de todos os candidatos, de suas propostas e das propostas de seu partido. Para que possa fazer uma escolha coerente. 

É fundamental que nós consigamos mudar as regras desse jogo. Pois de nada adianta mudar as peças se o sistema não muda. Então devemos ter muita responsabilidade na hora de colocar nosso voto nas urnas. 

Você que esta aí no Japão, vivendo uma realidade bem diferente da nossa aqui no Brasil, não pode virar as costas e ignorar que sua decisão influenciará nas nossas e na sua vida também. Pois ninguém está livre de ter de retornar ao seu país de origem. Por isso use a internet para saber mais a respeito dos candidatos que se colocarão a disposição nessas eleições e faça seu papel de cidadão. 

Nós sabemos o quanto é frustrante ter um sistema que não privilegia nosso povo, mas para que isso mude, é fundamental nossa participação. Então, não ache que política seja algo do qual você pode escapar. A política influencia em tudo na sua vida e se você abrir mão das escolhas, depois não poderá reclamar dos frutos que colherá! Vote consciente e cobre de seus candidatos depois, a transparência necessária para as mudanças que queremos. Não existe democracia sem participação popular. 

Espero que tenha ficado bem claro como funciona nosso sistema eleitoral e suas respectivas responsabilidades, e que possamos então decidir o futuro melhor para nossa nação. 

Grande abraço a todos.

POR QUE O TICO?

Muito mais que um roqueiro tatuado, Tico Santa Cruz é a prova de que irreverência nada tem a ver com indiferença e irresponsabilidade com o que acontece ao nosso redor. Ele, que fez shows para os brasileiros no Japão com a banda Detonautas em 2006 e 2010, é polêmico, querido e o melhor: politizado. Suas músicas e atividades nas redes sociais oferecem muito mais que diversão aos fãs. São ferramentas de ativismo social que ajudam a formar cidadãos, lapidam opiniões e incitam discussões. Mas, de forma alguma, alienam.

QUEM É TICO SANTA CRUZ?

Nascido no Rio de Janeiro em 30 de setembro de 1977 sob o signo de libra. Cursou Ciências Sociais na UFRJ, Comunicação e Educação Física não tendo concluído nenhuma das três cadeiras por conta de sua dedicação total ao Detonautas Roque Clube, banda que criou em 1997 e da qual é vocalista. Ativista social e político em tempo integral, leitor compulsivo, amante de filosofia, física e química. Agnóstico e usuário crônico de internet, onde tem página com mais de 920 mil curtidas no Facebook e se autointitula “o idiota no país dos espertos” no Twitter.

Conheça:

Facebook: ticosanta.cruz 
Twitter: Ticostacruz 

Fonte: +Vitrine