quarta-feira, setembro 04, 2013

Rock in Rio: Detonautas terá super banda e convidados surpresa

Rock In Rio: Detonautas terá super banda e convidados surpresa
Grupo faz homenagem a Raul Seixas, artista com o qual acredita ter afinidades; Zeca Baleiro e Zélia Duncan vão participar do show, no Palco Sunset.


Quem chegar cedo na Cidade do Rock no sábado, dia 14, vai se deparar com uma super banda no Palco Sunset. Para homenagear Raul Seixas, os caras do Detonautas vão ajuntar 18 músicos no palco, incluindo orquestra, metais, backing vocals, as particiações de Zélia Duncan e Zeca Baleiro, e ainda de convidados surpresa. Tudo soba direção de Délia Fisher.

O grupo, que hoje trilha carreira independente, ao ser convidado pela curadoria do Palco Sunset, abriu mão do repertório próprio para homenagear o Maluco Beleza. Marcelo Nova, parceiro derradeiro de Raul, foi cogitado para participar, mas não pôde ingressar no projeto. De acordo com o líder do grupo, Tico Santa Cruz, serão 13 músicas, incluindo sucessos e Lados B de Raul. Nessa rápia entrevista, Tico avalia ainda a passagem do grupo pelo Rock In Rio em 2011, e avalia o atual momento dos Detonautas. Confira:

Rock em Geral: Como têm sido os ensaios com Zeca Baleiro e Zélia Duncan para o show do Rock In Rio? Vocês já fecharam um repertório?
Tico Santa Cruz: Fechamos o repertório de 13 músicas, entre clássicos e alguns lados B que só quem curte Raul de verdade irá conhecer. Uma maneira dos raulseixistas se sentirem valorizados. Nós não ensaiamos ainda com a Zélia e nem com o Zeca, esse ensaio será na véspera do show. Mas estamos felizes com o resultado. Teremos 18 músicos no palco. Orquestra, metais, backing vocals para fazer o mais próximo dos arranjos originais. Quem fez a direção musical foi a Délia Fisher.

REG: Há outros convidados para esse show ou é só Detonautas - a banda toda - com eles dois?
Tico: Temos convidados surpresa. Teremos também pessoas muito ligadas ao Raul que estarão no show para prestar essa homenagem.

REG: Fale um pouco sobre as músicas do show? Diga de qual fase do Raul é a maior parte, e, se puder, cite uma música ou outra:
Tico: Pegamos 20 músicas das diversas fases. Tentamos convencer o Marcelo Nova a participar, pois já fiz vários Tributos ao Raul com ele, mas infelizmente o Marcelo não pode participar. Então deixamos a “Panela do Diabo” (disco lançado por Raul Seixas e Marcelo Nova) de fora. Mas tem músicas de discos importantes que levaram o Raul ao conhecimento do grande público e fases mais obscuras também. Como só temos uma hora de show, ficou difícil fazer a seleção.

REG: Músicas de vocês três vão entrar no show ou será tudo do Raul mesmo?
Tico: Só músicas do Raul.

REG: O Detonautas tocou no Palco Mundo na edição de 2011 do Rock In Rio, e agora vai se apresentar no Sunset. É ruim para a banda? Você vê isso como decréscimo de importância, aos olhos do festival?
Tico: Ao contrário, vejo isso como uma demonstração do festival do quanto consideraram o Detonautas importante. Pois nos convidaram para o Sunset com carta branca para escolhermos o projeto que quiséssemos para este show e nós escolhemos fazer um Tributo ao Raul. O Palco Mundo perdeu uma banda nacional por dia por conta da diminuição das apresentações, de cinco para quatro artistas por noite. O Sunset é visto pelo festival como um palco muito importante. Esse olhar de decréscimo é uma visão estreita por parte de quem subestima a programação alternativa do festival, que por sinal tem artistas como Offspring, Robie Zombie, Zé Ramalho e Sepultura. Se isso for um decréscimo, é um decréscimo bem interessante.

REG: Que diferenças você vê entre os shows de 2011 e esse desse ano?
Tico: Em 2011 entramos no palco que ninguém esperava. A mídia especializada nos ignorou e alguns apostaram que nós seríamos hostilizados e até vaiados. Saímos de lá eleitos por diversos sites e enquetes como o melhor show nacional do festival. E nós não estimulamos fã clubes a fazer correntes para este tipo de provação. Foi espontâneo, porque de fato nosso show mudou muito a opinião de boa parte do público presente sobre nosso trabalho. Esse ano prestaremos um tributo a um dos ícones que nós admiramos no rock do Brasil e que foi igualmente ignorado e marginalizado pela mídia especializada por muitos anos. Temos muitas afinidades com Raul, extra a admiração por seu trabalho musical. Assim como ele, nós fazemos parte do mainstream mas somos marginalizados dentro da indústria.

REG: Recentemente vocês lançaram a músicas “Quem é Você?”…
Tico: “Quem é você?” (clipe aqui) foi lançada há três meses e vem tendo excelentes resultados nas rádios. Nós somos uma banda independente e não temos poder financeiro para disputar posicionamento com outros artistas que estão dominando as paradas de sucesso, então podemos considerar que o sucesso desta música - hoje se encontra na 21o entre os 100 mais tocados no Brasil, sendo a única banda de rock entre os 30 primeiros - é a demonstração de que nossos esforços estão dando certo.

REG: Algum planejamento para gravar um álbum de inéditas?
Tico: Deixamos 10 faixas inéditas no soundcloud.com/detonautas para que os fãs pudessem acompanhar a produção do disco, e teremos mais 10 faixas para lançar junto com o material físico no futuro breve, incluindo uma regravação do Celso Blues Boy e uma Homenagem ao Chorão.
Rock In Rio

O Rock In Rio acontece nos próximos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22, no Parque Olímpico Cidade do Rock, no Rio. Todos os ingressos estão esgotados. As atrações principais do festival são Bruce Springsteen, Metallica, Iron Maiden, Muse e Bon Jovi. Clique aqui para saber tudo sobre o Rock in Rio, e aqui para saber como chegar e sair do festival.

Fonte: Rock em Geral

Show em Itacoatiara/AM em 05/09/2013

29ª edição do Fecani começa nesta quarta-feira em Itacoatiara, no AM


Detonautas e Diante do Trono dividirão holofotes com 21 atrações locais.
Ao todo, 34 canções concorrem ao título neste ano.

Com shows da banda Detonautas Roque Clube e da dupla sertaneja Victor & Léo, a 29ª edição do Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani) terá início nesta quarta-feira (4). O evento terá ainda apresentações de bandas locais e com a primeira eliminatória do concurso da canção, com 17 concorrentes. Na quinta-feira (5), mais 17 canções selecionadas serão apresentadas no festival realizado em Itacoatiara (a 176 km de Manaus). 

A grande atração do primeiro dia de Fecani é a banda gospel Diante do Trono. Com mais de 10 milhões de cópias vendidas, o grupo liderado pela cantora Ana Paula Valadão deve apresentar sucessos como "Nos Braços do Pai", "Tua Presença" e "Seja o Centro" ao palco principal do evento. Na quinta-feira (5), feriado da Independência do Amazonas, é a vez dos cariocas do Detonautas Roque Clube se apresentarem no tradicional evento. O terceiro dia de festival (6) terá show do grupo Turma do Pagode. A dupla Victor e Léo encerrará o evento no dia 7, com uma apresentação que promete trazer seus principais sucessos, como “Borboletas”, “Fada” e “Meu Eu em Você”.

Paralelamente, o público poderá conferir shows de artistas amazonenses no Palco Cidade Canção e na Tenda Cultural. Nunes Filho, Eliana Printes, Raizes Caboclas e a banda Official 80 são algumas das 21 atrações regionais confirmadas para os quatro dias de festival. Além das atrações musicais, o Fecani também terá a primeira edição do concurso Miss Gay. Os premiados serão conhecidos no dia 7, com apresentação no Palco Principal, antes do show da dupla Victor e Léo.

Fotos e podcast do Programa Transalouca em 03/09/2013

Ontem o Programa Translouca, da Rádio Transamérica, teve a participação do Tico para falar sobre a música "Quem é você" e sobre o Programa Transamérica Roque Clube.


Tico Santa Cruz no Transalouca 4.0
Vocalista do Detonautas fala sobre o programa Transamérica Rock Clube, do Rio de Janeiro
Texto e fotos: Érika Camargo

No dia 3 de setembro, o Transalouca 4.0 recebeu o Tico Santa Cruz.

O vocalista do Detonautas falou sobre a nova música de trabalho da banda, Quem É Você?, que já está na programação da Transamérica. “A gente já tinha essa música há algum tempo”, disse. “Já tratamos de assuntos polêmicos em algumas letras, mas nunca em um ritmo ou uma linguagem mais pop como essa. A letra foi feita em 2012, por coincidência eu a postei em abril deste ano e as manifestações começaram em julho. Daí a música entrou bem, virou um sucesso”, contou Tico.

Falando no título da música, o cantor aproveitou para revelar como ele encara a sua personalidade. “Eu digo que sou o que escrevi no meu Twitter, ‘O idiota no país dos espertos’, acho que isso me define bem. Não vou dizer que sou santo, mas procuro fazer o bem para o coletivo”, explicou.

Além de cantor, Tico também é o apresentador de um programa na nossa sintonia do Rio de Janeiro que segue a mesma receita do antigo Segunda-feira Sem Lei, o Transamérica Rock Club. “O programa rola todas as sextas das 20h às 21h com Sergio Pitta, Júnior Brasil e eu. É um oásis do rock, abrimos espaço para bandas novas e é muito legal, estamos indo super bem, estou adorando fazer parte de vocês”, declarou. E para quem não está no Rio, vale lembrar que é possível ouvir o programa pelo Transanet através do rádio online, clicando no mundo POP e depois em Rio de Janeiro.

Durante o programa, o vocalista ainda falou sobre a apresentação do Detonautas no Rock in Rio, que vai acontecer no dia 14 de setembro. “Vamos estar no palco Sunset para fazer um tributo ao Raul Seixas, vamos contar com a presença de Zélia Duncan e Zeca Baleiro também”, afirmou. “Esse palco é muito bom e há uma possibilidade do show fazer parte de um novo DVD da banda, quem sabe.”

No final da atração, nosso convidado, que está com a agenda lotada de shows, revelou o que costuma fazer nas suas horas vagas. “Eu tenho uma filha de cinco anos de idade e um filho de 12. No último sábado tivemos um show adiado, então aproveitei para ir a uma festinha infantil com eles. As crianças me curtem bastante, eles acham que eu sou colorido por causa das minhas tatuagens, daí eu viro até animador de festa”, brincou.