quarta-feira, setembro 04, 2013

Rock in Rio: Detonautas terá super banda e convidados surpresa

Rock In Rio: Detonautas terá super banda e convidados surpresa
Grupo faz homenagem a Raul Seixas, artista com o qual acredita ter afinidades; Zeca Baleiro e Zélia Duncan vão participar do show, no Palco Sunset.


Quem chegar cedo na Cidade do Rock no sábado, dia 14, vai se deparar com uma super banda no Palco Sunset. Para homenagear Raul Seixas, os caras do Detonautas vão ajuntar 18 músicos no palco, incluindo orquestra, metais, backing vocals, as particiações de Zélia Duncan e Zeca Baleiro, e ainda de convidados surpresa. Tudo soba direção de Délia Fisher.

O grupo, que hoje trilha carreira independente, ao ser convidado pela curadoria do Palco Sunset, abriu mão do repertório próprio para homenagear o Maluco Beleza. Marcelo Nova, parceiro derradeiro de Raul, foi cogitado para participar, mas não pôde ingressar no projeto. De acordo com o líder do grupo, Tico Santa Cruz, serão 13 músicas, incluindo sucessos e Lados B de Raul. Nessa rápia entrevista, Tico avalia ainda a passagem do grupo pelo Rock In Rio em 2011, e avalia o atual momento dos Detonautas. Confira:

Rock em Geral: Como têm sido os ensaios com Zeca Baleiro e Zélia Duncan para o show do Rock In Rio? Vocês já fecharam um repertório?
Tico Santa Cruz: Fechamos o repertório de 13 músicas, entre clássicos e alguns lados B que só quem curte Raul de verdade irá conhecer. Uma maneira dos raulseixistas se sentirem valorizados. Nós não ensaiamos ainda com a Zélia e nem com o Zeca, esse ensaio será na véspera do show. Mas estamos felizes com o resultado. Teremos 18 músicos no palco. Orquestra, metais, backing vocals para fazer o mais próximo dos arranjos originais. Quem fez a direção musical foi a Délia Fisher.

REG: Há outros convidados para esse show ou é só Detonautas - a banda toda - com eles dois?
Tico: Temos convidados surpresa. Teremos também pessoas muito ligadas ao Raul que estarão no show para prestar essa homenagem.

REG: Fale um pouco sobre as músicas do show? Diga de qual fase do Raul é a maior parte, e, se puder, cite uma música ou outra:
Tico: Pegamos 20 músicas das diversas fases. Tentamos convencer o Marcelo Nova a participar, pois já fiz vários Tributos ao Raul com ele, mas infelizmente o Marcelo não pode participar. Então deixamos a “Panela do Diabo” (disco lançado por Raul Seixas e Marcelo Nova) de fora. Mas tem músicas de discos importantes que levaram o Raul ao conhecimento do grande público e fases mais obscuras também. Como só temos uma hora de show, ficou difícil fazer a seleção.

REG: Músicas de vocês três vão entrar no show ou será tudo do Raul mesmo?
Tico: Só músicas do Raul.

REG: O Detonautas tocou no Palco Mundo na edição de 2011 do Rock In Rio, e agora vai se apresentar no Sunset. É ruim para a banda? Você vê isso como decréscimo de importância, aos olhos do festival?
Tico: Ao contrário, vejo isso como uma demonstração do festival do quanto consideraram o Detonautas importante. Pois nos convidaram para o Sunset com carta branca para escolhermos o projeto que quiséssemos para este show e nós escolhemos fazer um Tributo ao Raul. O Palco Mundo perdeu uma banda nacional por dia por conta da diminuição das apresentações, de cinco para quatro artistas por noite. O Sunset é visto pelo festival como um palco muito importante. Esse olhar de decréscimo é uma visão estreita por parte de quem subestima a programação alternativa do festival, que por sinal tem artistas como Offspring, Robie Zombie, Zé Ramalho e Sepultura. Se isso for um decréscimo, é um decréscimo bem interessante.

REG: Que diferenças você vê entre os shows de 2011 e esse desse ano?
Tico: Em 2011 entramos no palco que ninguém esperava. A mídia especializada nos ignorou e alguns apostaram que nós seríamos hostilizados e até vaiados. Saímos de lá eleitos por diversos sites e enquetes como o melhor show nacional do festival. E nós não estimulamos fã clubes a fazer correntes para este tipo de provação. Foi espontâneo, porque de fato nosso show mudou muito a opinião de boa parte do público presente sobre nosso trabalho. Esse ano prestaremos um tributo a um dos ícones que nós admiramos no rock do Brasil e que foi igualmente ignorado e marginalizado pela mídia especializada por muitos anos. Temos muitas afinidades com Raul, extra a admiração por seu trabalho musical. Assim como ele, nós fazemos parte do mainstream mas somos marginalizados dentro da indústria.

REG: Recentemente vocês lançaram a músicas “Quem é Você?”…
Tico: “Quem é você?” (clipe aqui) foi lançada há três meses e vem tendo excelentes resultados nas rádios. Nós somos uma banda independente e não temos poder financeiro para disputar posicionamento com outros artistas que estão dominando as paradas de sucesso, então podemos considerar que o sucesso desta música - hoje se encontra na 21o entre os 100 mais tocados no Brasil, sendo a única banda de rock entre os 30 primeiros - é a demonstração de que nossos esforços estão dando certo.

REG: Algum planejamento para gravar um álbum de inéditas?
Tico: Deixamos 10 faixas inéditas no soundcloud.com/detonautas para que os fãs pudessem acompanhar a produção do disco, e teremos mais 10 faixas para lançar junto com o material físico no futuro breve, incluindo uma regravação do Celso Blues Boy e uma Homenagem ao Chorão.
Rock In Rio

O Rock In Rio acontece nos próximos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22, no Parque Olímpico Cidade do Rock, no Rio. Todos os ingressos estão esgotados. As atrações principais do festival são Bruce Springsteen, Metallica, Iron Maiden, Muse e Bon Jovi. Clique aqui para saber tudo sobre o Rock in Rio, e aqui para saber como chegar e sair do festival.

Fonte: Rock em Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso seu comentário apresente qualquer tipo de ofensa, mentira ou agressão ele será deletado sem aviso prévio.