segunda-feira, novembro 04, 2013

Vídeo: Janela da Vizinha entrevista Tico Santa Cruz

Tico: “o que vale é o exercício de ler”

Tico Santa Cruz: “o que vale é o exercício de ler”
Cantor e autor de dois livros, o vocalista do Detonautas incentiva uma multidão de jovens
por Manuella Soares 


Só pelo tamanho da fila era possível perceber quanta ansiedade existia no hall do teatro Gustavo Leite. A palestra mais disputada da terça-feira de Bienal foi a do músico, compositor e escritor Tico Santa Cruz, vocalista da banda Detonautas. Acostumados a ver o roqueiro no palco, a relação com os fãs ficou mais próxima desde que criou o blog Clube da Insônia, em 2010, onde escreve sobre assuntos variados.

Escrever na internet, segundo Tico Santa Cruz, permite estimular novos leitores. “O fato de movimentar muitos jovens, de fazer com que eles leiam o que eu escrevo faz com que eles exercitem a leitura e cria uma ponte para o desenvolvimento deles com a literatura”, comentou.  Foi a partir de textos do blog que os dois livros do músico foram publicados. Ele conta que foi um desafio compensador fazer os leitores virtuais se interessarem pelo livro físico.

“O blog é alternativo, então nós compilamos os textos e materializamos para que os fãs do Twitter e do Facebook pudessem ter o livro nas mãos e, isso é legal, porque tira deles essa coisa de ler na internet, onde tem um monte de coisas acontecendo, então eles se concentram na leitura do livro. Em minha opinião, mesmo com a evolução de outras mídias, o livro não vai acabar nunca”, ressaltou, ratificando a importância das duas ferramentas.

Depois do livro que recebeu o mesmo nome do blog, Tico Santa Cruz lançou uma obra baseada no tema dos textos de maior sucesso na plataforma virtual: sexo. O escritor falou com os fãs sobre os mistérios dos contos eróticos do mais recente livro, Tesão, além das experiências como ativista na internet e das referências dele na literatura.

“Eu leio de tudo, quando fiz Ciências Sociais na UFRJ [Universidade Federal do Rio de Janeiro], então tive que ler antropologia, filosofia, ciências políticas e são coisas que leio até hoje. Gosto muito também da literatura policial, como Patrícia Melo e Marçal Aquino, mas meu ídolo maior é o [José] Saramago, já li praticamente todos os livros. Na verdade eu leio de tudo, desde autores clássicos a novos. Pra mim, o que vale é o exercício de ler, seja uma revista, um cordel ou um livro, mas tem que ser algo me dê algum tipo de inspiração, de reflexão ou mesmo só pelo entretenimento, acho que tudo vale a pena, sem diminuir a importância de nenhum autor”, incentivou o vocalista que arrastou uma multidão de jovens para a Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

Fonte: AL1

O que provoca tesão em Tico Santa Cruz?

O QUE PROVOCA TESÃO EM TICO SANTA CRUZ?

Assim como o cantor Humberto Gessinger e a atriz Maitê Proença, que estiveram presentes na VI Bienal Internacional do Livro, o músico Tico Santa Cruz saiu da sua área artística habitual e mergulhou no mundo editorial.


Na ontem de ontem (29), ele participou de um bate-papo com seus fãs no Teatro Gustavo Leite para a divulgação dos seus livros “Tesão” (contos e poemas eróticos) e “Clube da Insônia” (crônicas sobre o cotidiano).

Desde 2004, Tico publica textos em seu blog “Clube da Insônia” – daí o nome do primeiro livro, lançado em 2012. O site foi criado com o propósito, lembrou ele, de escoar suas ideias e produções nas horas insônia.

Com o número de acessos crescentes – mais de 1 milhão por mês –, a editora Belas Letras se interessou em publicar o conteúdo do blog.

“Certa vez, um crítico, que fez uma análise do livro disse, algo como, ‘cada um tem o Graciliano que merece’. Que eu não tinha competência. Mas eu me sinto confortável em receber críticas. Ao contrário da música, que é o meu verdadeiro ofício”, contou.

‘Tesão’
O segundo livro de Tico, intitulado “Tesão”, surgiu no rastro do sucesso da literatura soft porn.

“A editora Belas Letras aproveitou a moda dos livros adultos e fez a compilação dos meus contos e das minhas poesias eróticas, que, também, tinham sido publicados em meu blog”.

O cantor defende a importância de dialogar sobre sexo com os jovens.

“Praticar sexo com as pessoas que a gente gosta é, para mim, uma troca de energia vital. Não devermos ter problemas para falar sobre o tema. É preciso desfazer o pensamento de que o sexo é pecado”, disse.

A publicação, explica ele, foi planejada para ter uma linguagem diferenciada para tratar dessa temática. Ele destacou ainda a importância de incentivar a leitura para as novas gerações.

“Eu leio bastante. Sem vocabulário é difícil escrever um livro”, destacou, ressaltando que: “O livro é uma ferramenta de transformação. Espero que eu seja uma ponte para que os leitores conheçam outros autores. Assim como transformou a minha, a leitura vai transformar a sua também”.

Ativista
Vocalista da banda Detonautas Roque Rock, Tico Santa Cruz revelou que ao se posicionar politicamente através das suas músicas e de sua atitude “muitas portas fecharam”.

“Nossa banda sempre buscou se posicionar sobre várias questões. Por isso, sofremos boicotes de rádios e dificuldades de se inserir na mídia. No entanto, é importante estar nos grandes veículos de comunicação para dialogar com o público. Nós introduzimos neles para gerar um debate. Usamos o sistema para ultrapassá-lo. Difundir nossas ideias”, pontou.

Em sua opinião, fama e dinheiro não são os mais importantes para um artista. “O que importa é ser coerente com o que eu quero fazer”. Com essa declaração, foi ovacionado pela plateia.

Para tanto, ele tem o cantor e compositor Raul Seixas (1945-1989) como seu “mentor”.

“Raul não conseguia espaço mídia no começo. E para poder se comunicar com o público, precisou tê-la como aliada. Muito do que eu faço e as estratégias que eu uso aprendi com ele”, afirmou Tito, que participou de um show em homenagem ao cantor no Rock in Rio 2013.


Após o fim da conversa com seus fãs, às 20h40, o músico e escritor cantou três canções. Depois, deu início à sessão de autógrafos.

Show em Manaus/AM - 07/12/2013

DIÁRIO e Equador Petróleo trazem Detonautas para Manaus em dezembro
Banda vai se apresentar em show gratuito no encerramento do festival 'Nossa Energia Move a Amazônia', que terá também uma corrida de 5km na Ponta Negra.


Manaus -  A festa de encerramento da primeira edição do festival ‘Nossa Energia Move a Amazônia’ tomará conta de Manaus no dia 7 de dezembro, com atividades que vão do esporte à música. Realizado pelo DIÁRIO DO AMAZONAS e Equador Petróleo, o evento acontecerá no anfiteatro da Ponta Negra, com início marcado para as 15h, incluindo uma corrida de cinco quilômetros e show da banda Detonautas aberto ao público.

A campanha procurou atletas amazonenses para patrocinar, além de divulgar o trabalho de novos artistas em 40 mil CDs distribuídos por toda a região Norte do Brasil. Nessa iniciativa, o DIÁRIO e a Equador Petróleo contam com a parceria da Mavel Veículos, Forte Equipamentos, Espantalho Pneus e Menssana — além do apoio da Secretaria Municipal de Desporto, Juventude e Lazer (Semdej) e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

O evento contará com a apresentação da banda nacional Detonautas, liderada pelo vocalista Tico Santa Cruz, além dos seis artistas eleitos pelo festival. Em entrevista ao Portal D24AM, durante a 1ª Feira do Livro de Manaus, realizada no Manaus Plaza Shopping, ontem, o cantor disse que é uma honra participar do projeto. “A música e o esporte são ferramentas transformadoras. O projeto dá essa oportunidade a pessoas que normalmente não teriam chances de prosperar e conquistar espaço nas carreiras”.

O músico avaliou o projeto como necessário, já que a música e o esporte são capazes de falar com diversos públicos. “Eu sou a favor de que todos se tornem profissionais de todas as áreas, mas a cultura é algo que muda a vida. A música e a literatura mudaram a minha vida, então é importante incentivar a produção cultural”.

A gerente de Marketing do DIÁRIO DO AMAZONAS, Cibele Vialle, explicou que a realização do evento segue a política da Rede Diário de Comunicação (RDC), de valorizar a cultura e os talentos locais.

Segundo o gerente de marketing da Equador, David Freidzon, a festa começará com atividades voltadas para os esportes, com aulas de MMA com os atletas Adriano Martins, que é do UFC, e Mário Israel, campeão do Jungle Fight. “São atletas que representam o objetivo do projeto de incentivar atletas”, comentou o gerente.

O gerente de marketing do DIÁRIO conta que estandes com patrocinadores do projeto Nossa Energia Move a Amazônia estarão à disposição do povo manauara, com aulas de spinning ao ar livre, avaliação física e massagens feitas por fisioterapeutas profissionais.

(...)


Fonte: D24am

Tico e o Rebu em Rio das Pedras/RJ - 08/11/2013

Tico Santa Cruz & Rebu se apresentarão no Rock Lounge, sexta 08 de Novembro no Fortaleza Show. Abertura com o grupo Projeto Paralelo.

Estrada de Jacarepaguá, 2.560 - Rio das Pedras - Rio de Janeiro - RJ

ATRAÇÕES:
Tico Santa Cruz & Rebu
Projeto Paralelo
PREÇOS:
R$20,00 Segundo Lote
R$25,00 Terceiro Lote

Pontos de venda
CAFÉ DAS PEDRAS
Rua Nova, 97 - Rio das Pedras
(21) 7853-5855

LOJA MAORI
Rua Nova, 92 - Rio das Pedras Tel: (21) 3116- 1987
Rua Pinheiros, 43 - Rio das Pedras Tel: (21) 3413-3361

RIO DOS PÉS
Rua Nova, 34 - Rio das Pedras Tel: (21) 2447-8503
Av. Eng. Souza Filho, 23 - Rio das Pedras Tel: (21) 3415-4290

TINAS TELECOM
Rua Pereira, 04 - Rio das Pedras
(21) 3419-0171, 3347-8641, 3347-8665, 7702-6042

CANDLE TATTOO
Rua Otacílio Novaes, 8, sala 203 - Taquara (Em cima da CASA MODERNA, Loja de móveis)
(21) 2443-0513, 8036-3068
CLASSIFICAÇÃO:
18 anos