sexta-feira, junho 03, 2011

Back in Black - Detonautas Roque Clube - pt6

Então... preparados? Mais uma críticas daquelas...

Esquema novo: Puro oportunismo
Rodrigo James - Estado de Minas

Há algumas semanas, Tico Santa Cruz, do Detonautas, causou espécie de buzz na internet, ao disponibilizar em site de músicas para downloads versão de clássico do rock mundial, Back in black, do AC/DC. A música está no link http://bit.ly/knlasw. Utilizaram a base original e construíram letra em português, com sua visão bem particular do mundo rock. Disparam farpas para as rádios brasileiras, que não tocam sua música; para os novos roqueiros coloridos, em clara alusão ao Restart e similares; para a MTV; e para todo mundo que um dia criou barreiras para o sucesso do grupo.

Há muito uma música não me deixava tão revoltado. Foi como se tivesse sido agredido fisicamente, tamanho o mal-estar. Busquei explicação com o autor. Em vão. Antes de procurá-lo, vasculhei a internet e me deparei com a seguinte fala: “Adoro ler essas críticas desses roqueiros de gavetas que não fazem p. nenhuma pelo rock no Brasil. Estamos tentando mudar a cena e vocês nem ajudam, só criticam! Então vão escutar emo nas rádios”. Resolvi interpelá-lo pelo twitter e só recebi respostas evasivas. Além de dizer que qualquer um hoje em dia é jornalista (inclusive ele), me pediu ironicamente para fazer um release para sua banda e se despediu, dizendo que meu tempo havia acabado. Agradeci pela não discussão.

Não é possível que um cara que faça música (rock?) nos anos 2010 tenha um discurso tão anos 1960. “Mudar o mundo”? “Críticas de roqueiros de gavetas”? E que tipo de serviço você tem prestado ao rock no Brasil, Tico? O que chama a atenção no discurso dele é sua visão do que é rock e o cheiro de oportunismo. Ao pegarem a base de Back in black e colocarem letra com todos os clichês do rock de butique, Tico e cia vão contra seu próprio discurso. Não percebem que são parte desse universo descrito na letra.

Fonte/Créditos: Uai