terça-feira, junho 07, 2011

RIR: Projeto Social na Cidade de Deus - pt1

Rock in Rio anuncia campanha para doação de instrumentos musicais
Projeto Por um Mundo Melhor completa 10 anos com novas iniciativas. Festival será transmitido para duas comunidades na Zona Oeste do Rio.

Fê Lemos, Rodrigo Santos, Dinho Ouro Preto, Tico Santa Cruz e Yves Passarel durante a apresentação do Capital Inicial na Cidade de Deus (Foto: Henrique Porto/G1)

Foram anunciadas na tarde desta terça-feira (7) as novas iniciativas do projeto Por um Mundo Melhor, que completa 10 anos, ligado ao festival Rock in Rio. Nesta edição, o evento promove a doação de instrumentos musicais.

A campanha acontece entre 8 de junho e 7 de setembro, segundo informações divulgadas em entrevista coletiva na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Os intrumentos devem ser entregues em 145 agências dos Correios listadas no site oficial.

As ONGs e instituições interessadas em receber os instrumentos doados devem se inscrever no site a partir de 8 de junho. As entidades beneficiadas serão anunciadas no dia 14 de setembro.

A ação inclui ainda oficinas para capacitação de jovens profissionais. As aulas formarão assistentes de luthier (profissionais especializados na confecção e reparo de instrumentos musicais). A nova etapa do projeto prevê também a montagem de dez salas de música com isolamento acústico em escolas do Rio e formação de professores de música.

"Cerca de 30 instrumentos de percussão doados também estarão nessas salas, que serão refrigeradas. Vamos reunir todas as condições para que os proferssores e os alunos possam efetivamente aproveitar o espaço e as aulas de música. Queremos que a sociedade civil se envolva e se movimente para que a gente possa instrumentalizar não só estas dez salas, mas também toda ONG que trabalhem a música como elemento de transfromação e inclusão social", disse a vice-presidente executva do Rock in Rio, Roberta Medina, que revelou a participação de artistas como Frejat, Rodrigo Santos, Jota Quest, Paralamas do Sucesso, Marcelo D2, Detonautas e Skank na doação dos primeiros instrumentos.

Foi anunciado ainda que o festival será transmitido ao vivo para duas comunidades pacificadas localizadas na Zona Oeste do Rio, Cidade de Deus e Batan.

"Por um mundo melhor"

O encontro com a imprensa também contou com muita música. O cantor Tony Garrido, o rapper Emicida e o músico e diretor artístico do Palco Sunset, Zé Ricardo, executaram pela primeira vez a canção "Por um mundo melhor", composta especialmente para a ocasião.

"É maravilhoso estar aqui na Cidade de Deus começando este projeto. Já vim aqui algumas vezes. É sempre bom, é muito gostoso. A galera é muito agradável e muito carinhosa. Que bom que o Rock in Rio está de olho e antenado nestas questões, pois isso serve de exemplo para outros festivais", disse Tony Garrido logo após deixar o palco montado próximo ao Centro de Referêcia da Juventude.

Zé Ricardo, autor da canção, explicou que a música foi composta a pedido de Roberta Medina, que foi prontamente atendida. "Respondi a ela: 'Vou fazer com todo o meu amor'. Porque acredito que iniciativas como esta realmente transformam as pessoas. E a gente vai estar vivo para ver esta transformação. A cada novo Rock in Rio teremos a sensação de que estamos fazendo algo verdadeiramente relevante".

Um pocket show com a banda Capital Inicial finalizou o encontro com a imprensa nesta tarde. Além de hits de sua carreira como "Independência" e "Natasha", a banda brasiliense se juntou aos convidados Rodrigo Santos (Barão Vermelho) e Tico Santa Cruz (Detonautas) em uma versão de "Mulher de fases", sucesso do Raimundos.

"Já toquei em vários lugares no Rio de Janeiro, mas na Cidade de Deus foi a primeira vez. Me orgulho de vir até um lugar como este e fazer as pessoas cantarem. Todo mundo conhece o nosso som. A sensação que tenho saindo daqui é de que sou um vitorioso", declarou o vocalista Dinho Ouro Preto após a apresentação.
A quarta edição brasileira do Rock in Rio está marcada para os dias 23, 24, 25 e 30 de setembro e 1 e 2 de outubro de 2011, no Parque Olímpico Cidade do Rock, na Barra da Tijuca.