quarta-feira, agosto 31, 2011

Entrevista com Tico Santa Cruz

Exclusiva com TICO SANTA CRUZ, vocalista do Detonautas
Músico toca em Valença/RJ neste sábado dia 03!
Entrevista e foto: Giovanni Nogueira

Depois da Fazenda, músico comanda o Rebu e prepara Detonautas para show histórico no Rock in Rio. Confira essa exclusiva para o Zine mais ROCK da região!

Como você enxerga o processo de crescente mudança na música POP/ROCK nacional a partir de meados dos anos 90 (com a abertura para ritmos mais acelerados como o hardcore) e a independência das bandas com relação às gravadoras. Para você os meios de comunicação tem tido realmente um papel fundamental? “Nada é imutável. O Rock vem se transformando desde que nasceu nos anos 50. Temas, ritmos e influências de outros gêneros, se fundindo num organismo vivo que é a música, e assim como a indústria musical que vem tendo dificuldades gigantescas para se adaptar as novas mídias e por consequência vai perdendo espaços. Bandas como o Detonautas, que surgiram para o Brasil no fim dos anos 90 já se comportavam de maneira independente, trabalhando em paralelo ao que a Gravadora fazia. Isso nos deu respaldo e experiência para assumirmos hoje em dia o total controle de nossas atitudes. O único meio de comunicação responsável por esta transformação é a internet. Jornais, Revistas e outros veículos hoje, são apenas filtros do que se está abertamente jogado na rede.”

Fale um pouco deste seu projeto com o REBU. Como é conciliar dois projetos? No descanso de um, entra em ação o outro? “Rebu, é um projeto de versões de músicas que nós gostamos de ouvir e de tocar. Reunimos artistas do Rock nacional que fizeram parte de nossa história. De Cazuza e Raul Seixas, passando por Zé Ramalho e Rita Lee. Tem um repertório com mais de 50 músicas. Sem distinção de estilo, podemos tocar Tim Maia da Fase Racional, e incluir uma versão de Lulu Santos. Mas há espaços também para clássicos como Hendrix ou Doors. O Rebu tradicionalmente acontece quando o Detonautas está de folga”.

O Detonautas já está trabalhando em um novo álbum? Já há música de trabalho? Qual a previsão o de lançamento? Ou a banda está focada apenas no Rock in Rio? “Sim, estamos produzindo desde o começo do ano um novo álbum. Já temos dois clipes e duas músicas circulando pela rede, ambas podem ser baixadas gratuitamente no endereço www.soundcloud.com/detonautas . "Um Cara de Sorte" foi escolhida espontaneamente pelas rádios, mas por incrível que pareça existem lugares onde as duas músicas novas estão tocando. Nossa ideia é lançarmos uma música em parceria com a Cone Crew Diretoria, banda do Rio, em Setembro, e após o Rock in Rio, liberar um EP com cinco ou seis faixas. Nossa apresentação no festival é o objetivo principal no momento, pois gravaremos nosso próximo DVD por lá..."

Gostaríamos que mandasse um recado para os fãs da região sul-fluminense.
"Nunca deixarmos de acreditar nos nossos objetivos e lutarmos por eles, as coisas só acontecem assim. Grande abraço para os fãs e leitores desse jornal. Acessem www.detonautas.com.br e conheçam mais desse trabalho".

Fonte: zine mundo underground

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso seu comentário apresente qualquer tipo de ofensa, mentira ou agressão ele será deletado sem aviso prévio.