sexta-feira, novembro 11, 2011

Detonautas estão de volta ao independente


Banda renega as gravadoras e parte para uma carreira 'direta com os fãs'

Da internet veio, para a internet voltarás. Esse parece ser o lema do grupo de rock carioca Detonautas, que lança neste mês um EP independente com cinco músicas. 

Agora, a banda de Tico Santa Cruz (voz), Renato Rocha (guitarra), Tchello (baixo), Fábio Brasil (bateria), Phillipe (guitarra) e DJ Cleston (pick-ups) vai manter sua carreira longe das gravadoras. 

"Cada período na vida de um artista é um ciclo e agora estamos iniciando esse, que promete ser bastante produtivo", explica o cantor Tico Santa Cruz, que falou com nossa reportagem na última quarta-feira.

Esse novo ciclo oferece um maior controle artístico para o Detonautas, que é o que eles sempre buscaram. 

"Estamos produzindo nosso próprio material, no nosso próprio estúdio e lançando pelo nosso próprio selo. São músicas que mostram o que aprendemos em 15 anos de carreira sem que ninguém de gravadora dê palpite, visando apenas o lado comercial da coisa", explica o cantor. 

Realidade nacional

A ideia futura é que todos os meses o grupo lance um música inédita pela internet e a entregue de graça aos fãs, que depois vão aos shows ver a banda ao vivo. 

"Hoje, CD não tem muita serventia do ponto de vista de ganhos, é mais um cartão de visitas. O que nos sustenta são os shows. Por isso, vamos continuar tocando e quando tivermos material não vamos segurar, vamos oferecer ao público e, se tiver um bom retorno, automaticamente ela entra no repertório dos shows", observa Tico. 

A independência absoluta do esquema de gravadoras vem sendo o modus operandi de muitos artistas pelo mundo. Os ingleses do Radiohead, por exemplo, lançaram o álbum "In Raibows" pela internet, com os fãs pagando o que achavam necessário ou podiam. 

Tico nega qualquer influência estrangeira neste novo momento de seu grupo.

"O Radiohead já era uma banda mega consagrada e sua experiência correspondia a menos riscos do que o nosso. Não dá para comparar diferentes realidades", compara. 

Para ouvir e baixar as novas músicas do Detonautas, é só acessar o site www.detonautas.com.br.

Fonte: Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso seu comentário apresente qualquer tipo de ofensa, mentira ou agressão ele será deletado sem aviso prévio.