sexta-feira, outubro 14, 2011

Festa Nacional da Música 2011: Tico Santa Cruz


Tico Santa Cruz

No ano passado, Tico Santa Cruz não participou da Festa Nacional da Música. O vocalista do grupo Detonautas estava  envolvido com a reality show A Fazenda, da Rede Record, e lamentou a ausência. Mas este ano o músico já confirmou presença. Em 2009, Tico Santa Cruz participou da Festa Nacional da Música. Impressionado com a dimensão e a qualidade do evento, ele volta a Canela (RS).

Depois de quatro discos, um DVD ao vivo e muitos sucessos, os Detonautas lançam seu primeiro CD e DVD acústico. O Acústico Detonautas Roque Clube marca o registro que faltava para a banda. Gravado dia 28 de abrilde 2010  no Pólo de Cine e Vídeo, no Rio de Janeiro, Fábio Brasil (bateria), Tchello (baixo) DJ Cleston (percussão e pickups), Renato Rocha (violão, piano e vocais), Tico Santa Cruz (voz e violão) e o novo integrante Philippe (violão e vocais) fizeram duas apresentações gratuitas (e lotadas) para um total de 700 fãs que vieram de todos os cantos do Brasil.

Com um clima intimista criado pela decoração e iluminação de Césio Lima, produzido por Marcelo Sussekind e dirigido por Bruno Murtinho, O Acústico Detonautas traz 20 faixas. Destaque para as duas inéditas Só Nós 2 e O Inferno São os Outros, ambas com boa pegada roqueira e melodias contagiantes.

Como não poderia faltar, todos os grandes sucessos dos Detonautas estão no acústico. O Retorno de Saturno (música do álbum homônimo lançado em 2008 que abre o DVD), Olhos Certos, O Dia Que Não Terminou, Dia Comum, Quando o Sol Se For, e Outro Lugar refletem o desejo do grupo com este trabalho: mostrar uma forma diferente as músicas que já tocam há tanto tempo.

Em Tudo Que Eu Falei Dormindo vem a grande homenagem a Rodrigo Netto. Ao final da canção, um telão reproduz Netto cantando, fazendo um emocionante dueto com Tico no palco.

Afirmando o perfil de luta social e política da banda, há a participação do grupo Voluntários da Pátria, com Igor Cotrim recitando Até Quando para introduzir a música Até Quando Esperar, e Betina Kopp em Ex-Poesia, de Tavinho Paes. Os extras trazem depoimentos dos integrantes da banda além de um arquivo fotográfico.

Para incrementar ainda mais o projeto, a banda contou também com a participação de ninguém menos que o próprio Marcelo Sussekind em quase todas as músicas e de um trio de cordas que mesclou perfeitamente o rock da banda com a sutileza dos instrumentos, com arranjos de Sérgio Villarim, que também tocou piano, hammond e piano rhodes como músico convidado.

O Acústico Detonautas Roque Clube era o projeto que faltava para coroar a banda e comprovar os Detonautas como uma das maiores bandas de rock nacional da atualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso seu comentário apresente qualquer tipo de ofensa, mentira ou agressão ele será deletado sem aviso prévio.