quarta-feira, maio 18, 2011

DRC no RockWalk Brasil


Detonautas Roque Clube é eternizada na RockWalk Brasil – “A Calçada da Fama do Rock Brasileiro”


Os integrantes de uma das mais importantes bandas brasileiras, representante clássica da história do rockandroll nacional, acabam de gravar as impressões de suas mãos na “RockWalk Brasil – A Calçada da Fama o Rock”.

O grupo Detonautas registra suas marcas na placa de concreto mais famosa do país neste último sábado, 14 de maio de 2011, na cidade de Ribeirão Preto, por ocasião de sua apresentação na Virada Cultural Paulista.
O encontro dos músicos Tico Santa Cruz (vocal), Cléston (DJ e percussão), Renato Rocha (guitarra), Philippe (guitarra e vocal de apoio), Tchello (baixo) e Fábio Brasil (bateria), com a equipe RockWALK Brasil, acontece sob grande emoção de todos, e os momentos da cerimônia são marcados por muita alegria e descontração.

A banda também grava uma mensagem em vídeo para o site da Rockwalk, e deixa seus autógrafos no contra-baixo que passa a integrar a coleção do projeto, que já dispõe de dezenas de instrumentos que se tornam a cada dia e com a adição de novas homenagens, um grandioso e inestimável patrimônio da história da música brasileira.

A crescente febre da Internet no Brasil, em 1997, marca o nascimento da banda “Detonautas Roque Clube”, ou apenas Detonautas.

Tudo começa no Rio de Janeiro quando Tico Santa Cruz pergunta em uma sala de bate-papo se alguém ali toca algum instrumento; a primeira resposta vem assinada pelo nick “Tchello”, do mineiro Eduardo Simão, que então administra uma pousada em Ilhéus, na Bahia. O encontro acontece no Rio de Janeiro, e o recrutamento dos demais integrantes continua via Internet; vem daí o nome da banda, resultado da soma das palavras ‘detonadores’ + ‘internautas’.

A banda começa a fazer sucesso nas rádios e logo ganha a estrada, faz muitos shows e o contrato com a Warner Music Brasil proporciona o lançamento do primeiro álbum trazendo os singles “Outro Lugar”, “Quando O Sol Se For” e “Olhos Certos”; o disco é sucesso nacional.

Muito conhecidos também pela participação no “MTV Rockgol”, o campeonato dos músicos, os Detonautas lançam em 2004 seu segundo trabalho de estúdio “Roque Marciano”, o primeiro disco de ouro trazendo hits como “O Dia Que Não Terminou”, “O Amanhã”, “Tênis Roque” e “Só Por Hoje”, e em 6 de novembro do mesmo ano gravam o DVD homônimo, lançado em 2005.

No ano seguinte chega o terceiro álbum “Psicodeliamorsexo&distorção”, mas a tragédia é que marcaria 2006 para sempre: aos 29 anos de idade o guitarrista Rodrigo Netto é assassinado com um tiro no peito no dia 4 de junho no Rio de Janeiro por traficantes que querem seu carro. O baixista Tchello tatua a imagem do rosto de Rodrigo em suas costas, e Tico a sua assinatura, numa clara homenagem ao amigo.

Em 2008 a banda assina com a Sony, e logo estão novamente em estúdio na produção do quarto disco “O Retorno de Saturno”, trazendo a faixa “Verdades do Mundo”, em mais uma homenagem ao amigo falecido.

Atualmente a banda trabalha seu último lançamento, um DVD com 27 músicas da banda e mais um cover de Plebe Rude e Renato Russo, além das inéditas “Só Nós Dois” e “O Inferno São os Outros”.

Tico Santa Cruz assume os vocais dos Raimundos durante alguns shows e participa da terceira edição do reality show “A Fazenda”, da TV Record.

Em 7 de Fevereiro de 2011, anuncia em seu blog oficial a saída dos Detonautas da Sony Music, e a produção de seu novo álbum independente para 2011.

Na agenda de shows, gerenciada pela AGITT Produções, o destaque é sua apresentação no “Rock in Rio”, no mesmo palco das bandas “System of a Down”, “ Evanescence” e “Guns N’ Roses”, no dia 2 de outubro. O grupo carioca fecha a programação da última noite do evento Rock in Rio 2011.

As novas captações e a programação RockWalk Brasil

Outros ‘monstros sagrados’ da música brasileira já estão agendados para as próximas placas da RockWalk Brasil, como a cantora Marina Lima, Os Incríveis, Casa das Máquinas, Biquíni Cavadão, Rádio Táxi, Made In Brazil, Os Jordans, Leo Jaime e Cachorro Grande, entre outros, dando continuidade ao projeto RockWalk Brasil, um verdadeiro patrimônio brasileiro, cujo objetivo original é prestar o merecido tributo àqueles que ajudaram a contar a história do Rock And Roll nacional.

O projeto RockWalk Brasil, criação do empresário, músico e jornalista Marcio Mota e fruto de anos a fio de pesquisas, muito trabalho e dedicação, nasceu oficialmente em março de 2008, e percorre o país desde então em mostras itinerantes nos principais Shopping Centers e demais espaços de cultura. A meta da primeira etapa será a concretagem definitiva de suas placas culminando com a inauguração da “Praça do Rock”, local que certamente se transformará no Santuário do Rock brasileiro.

A previsão é de que o anúncio oficial aconteça no segundo semestre de 2011.

Fonte: RockWalk