terça-feira, maio 17, 2011

Entenda os motivos da versão Back in Black

Texto postado originalmente no blog do Tico


Retorno de Preto

Fiz uma twittcam tempos atrás e mostrei uma brincadeira que havia escrito em cima de uma base do AC/DC – Back in Black. A idéia original era usar uma banda clássica, da qual sou fã e fazer um trocadilho divertido com o titulo em inglês.

A origem do Back in Black é o luto da banda após a morte de Bon Scott, foi um dos discos mais importantes da carreira da grupo australiano e sua tradução  quer dizer  “De volta do luto”.

Pois, o sentimento é esse. Pelo menos pra mim. Depois de quase uma década de dominação de bandas com um perfil que transformaram o rock num salão de beleza, com uma estética super-produzida e um texto em suas composições repletas de cornices e romantismos baratos, o Rock morreu por overdose de chapinha e seu verdadeiro espírito permaneceu vagando no umbral das estações de Rádio e TV  e a margem do que foi sendo enfiado goela abaixo de uma geração que se pautou pela Disney, pela infantilização completa do Estilo e por uma concepção, QUE NA MINHA OPINIÃO, se afasta de tudo que meus ídolos pregavam.

Pois existe espaço para todos? Existe sim. Por isso que devemos lutar por nossos espaços.

Toda oposição é saudável e necessária. Se ninguém se posicionar dando outra opção ao público, fica muito complicado que surjam outras bandas com perfis diferentes e consigam quebrar o paradigma. No Brasil, é comum que os artistas subam no muro e mantenham uma imagem cordial, quando na verdade estão muitas vezes fazendo o oposto na surdina.  Mas isso é comum não só no mundo da musica, de modo em geral é mais fácil navegar a favor da maré como um cocô boiando do que expor seu ponto de vista.

O Back in Black nesse caso me serviu como compositor,para expressar sobre a musica não só minha opinião a respeito do que acompanhei nos últimos 10 anos, mas também de reutilizar a expressão, como um Retorno de preto. A oposição oficial, sem medo, sem vergonha, com o direito da livre expressão o desejo de cantar o que muitas pessoas que gostam do Rock pensam mais não tinham como dizer. Não sou salvador e nem líder de porra nenhuma, sou apenas um indignado que tem artifícios para expor minha indignação através da musica. Mais do que qualquer outra mensagem, o que quis dizer com essa letra é “Aprende com que sabe, AC/DC”.

Óbvio que é perigoso mexer com clássicos, mas nesse caso, resolvi arriscar. Com todo respeito a história do Ac/DC e aos fãs da banda, que tenho certeza, compartilham da mesma opinião. Se usássemos uma base criada por nós perderia completamente o sentido. O grande barato dessa história é dar o recado e deixar o Refrão original para que possa ser o petardo que acertará as mentes dominadas pelo arco íris.

Não tem nada a ver com preconceito. Tem a ver com gosto, com conceito, com a liberdade de expressar e fazer com que o eco seja ouvido por todas as partes. A Sátira e a ironia são formas divertidas de fazer isso então, por que não?

O vídeo que fora “roubado” de uma apresentação da musica que fiz pelo Twitter acabou sendo postado por alguém que desconheço. Mas a internet é isso e entendendo o mecanismo, resolvi aproveitar e divulgar. Não precisou muito, em menos de 5 dias estávamos chegando a 30 mil acessos. E tenho certeza que se não tivesse sido retirado do ar, em menos de um mês alcançaria 100 mil exibições. 

Nós recolocamos outro link e estamos divulgando em todos os lugares. Não vejo nada de errado com isso, é legítimo. Se eles usam o dinheiro e a influência de seus empresários para comprar os espaços em rádios e etc, fazendo disso um mercado rentável e atrofiando o Cérebro  de uma parte dos jovens (muitos jovens)  por que não podemos dar a contra resposta do nosso jeito?

Isso é saudável para a oxigenação do mercado.

Esperar que seja feito por quem?

Por quem participa do esquema? Por quem se aproveitou disso para prosperar? Não. Nós fizemos porque acreditamos que seja uma maneira honesta de reativarmos uma força que circula por todos os lados mas não foi canalizada para um caminho que possa de fato incomodar.

Sendo assim, deixo aqui o vídeo e a letra pra quem quiser compartilhar.

Não esperamos que todos entendam, mas acreditamos que aqueles que se identificaram com a proposta entrarão nessa missão e se divertirão com a gente nesse “Retorno de preto”.

Então, pegue sua blusa preta, aprenda a letra e espalhe por todos os lados.

Vamos que vamos ...

Back in Black

Querem me calar
E mesmo assim, eu sigo na missão e vou lutando até o fim
Se o meu som não te importa Rá não tem problema, entro pela internet depois quebro o teu sistema,
Censura, boicote, alienação
Querem Jovens idiotas pro futuro da nação,
Mas não foi sempre assim e nem precisa ser
Quebre essa corrente, então bota pra fuder

Com esses moleques retardados, criado em shopping,
Todos afetados, cérebros de brócolis,
Dizem que isso é rock, Isso não é rock não
Rock é isso aqui,  repita esse refrão

Se me bloqueiam de um lado, eu me infiltro do outro
Sou pior do que um rato, eu entro pelo esgoto
Voltei de preto pro combate, sem medo de apanhar
Eu não sou  Jesus Cristo, então vou revidar

A verdadeira rebeldia é ser inteligente, essa vidinha de gado
É realmente deprimente
Ninguém questiona nada, ninguém contesta
Aceita tudo calado com um sorvete na testa

Pule o muro e  quebre a cerca e veja como é outro lado
Chega de exaltar esse glamour falsificado
Eles dizem que isso é rock , Rock é isso aqui
Aprende com quem sabe AE AC/DC

Num fui capa de revista, nem colírio da Capricho
Lembro quando a MTV tocava rock e era o bicho.
Tentaram me calar  Mas olha eu aqui de novo
Junto com os parceiros, Jogando o jogo

Quebrando a banca, curtindo o movimento
Atitude e consciência, conhecimento
Chega de aturar toda essa enganação
Aprenda com quem sabe e cante esse Refrão

Divulguem!! Em breve o clipe estará pronto, ai sim será ainda mais legal aahahah

Tico Sta CRuz